HomeComportamentoComo facilitar o desfralde? Dicas para iniciar processo sem traumas
como facilitar o desfralde

Como facilitar o desfralde? Dicas para iniciar processo sem traumas

As crianças usam fraldas desde que nascem, assim, nunca precisaram se preocupar ou prestar atenção se tinham vontade de fazer xixi ou cocô. Elas simplesmente faziam e logo em seguida estavam limpinhas e sequinhas novamente. Sempre foi o adulto que cuidou e se preocupou com essa parte. Assim, parar de usar a fralda é um aprendizado para a criança e é natural que a família busque como facilitar o desfralde. É algo que precisa de muitas tentativas, de atenção, de paciência por parte dos pais e especialmente, de muita repetição.

Qual a idade certa para o desfralde?

O desfralde é uma fase complicada, que requer um investimento por parte dos pais, que vão precisar lavar muita roupa suja, trocar muito lençol, colocar o colchão para secar muitas vezes e até mesmo, limpar o chão, o sofá e outros lugares nos quais a criança pode deixar escapar o xixi e o cocô durante esse aprendizado.

como facilitar o desfralde

Como facilitar o desfralde? Texto da psicologa Bruna Osorio com dicas para deixar o processo mais lúdico.

Muitos pais se preocupam com qual é a idade ideal para fazer o desfralde. Acredito que o mais importante nesse momento é observar se a criança dá sinais de que já está pronta para isso. Por exemplo, se ela comunica que está com vontade, ou quando acabou de fazer xixi, se ela fica incomodada com a fralda suja. E também é interessante perceber se ela já possui o controle do esfíncter. Comece a falar sobre o desfralde e veja a reação do seu filho, ele pode ficar interessado, querer tentar. Se ele recusar totalmente, talvez seja bom esperar mais alguns meses para iniciar.

Mais importante do que quantos anos o seu filho tem, é se esse processo está sendo iniciado na hora certa para ele, pois quando tentamos impor esse controle cedo demais, muitas vezes a criança não consegue acompanhar, assim, o processo fica muito mais longo, sofrido e até mesmo, traumático para a criança, que mais tarde pode apresentar muita dificuldade para evacuar.

Algumas crianças podem estar prontas já com um ano, outras com dois e outras até mesmo com três. Isso não é um motivo para se preocupar e não significa que o seu filho está com o desenvolvimento atrasado. Significa simplesmente que ele tem o tempo dele, e esse tempo precisa ser respeitado.

como facilitar o desfralde

Como facilitar o desfralde? Texto da psicologa Bruna Osorio com dicas para deixar o processo mais lúdico.

Aprendizado

Quando a criança está aprendendo a andar e cai, ninguém briga com ela certo? Nós ajudamos a levantar e damos a mão para que ela consiga se equilibrar. Com o desfralde é o mesmo processo. Nunca brigue ou bata no seu filho se ele fizer xixi na calcinha ou na cueca. Ele está aprendendo, é difícil para ele identificar que está com vontade e muitas vezes as necessidades escapam sem que ele perceba. Quando ele leva uma bronca, vai ficando cada vez mais difícil identificar, porque agora além de toda a dificuldade, ele vai estar com medo. Os escapes acontecem e são comuns.

Os pais são exemplos para a criança. Por isso, mostre para ela como você faz para ir ao banheiro, deixe que ela te acompanhe, converse bastante, diga que você vai ajudar nesse processo, que vocês vão aprender juntas. Quando você sentir vontade de ir ao banheiro, comunique para a criança, assim ela vai entendendo que a vontade aparece, é identificada e depois ela tem que ir ao banheiro.

como facilitar o desfralde

Como facilitar o desfralde? Texto da psicologa Bruna Osorio com dicas para deixar o processo mais lúdico.

Como facilitar o desfralde? Transforme o aprendizado de ir ao banheiro em algo lúdico

Quanto mais lúdico e divertido for esse aprendizado, com mais facilidade e rapidez a criança vai aprender. Você pode criar uma história, um mundo todo especial para o qual o xixi e o cocô vão, dar tchau antes de dar descarga, enfim, usar a imaginação.

Algumas crianças tem medo do vaso sanitário, podem achar ele muito grande, terem a sensação de que vão cair. Nesse caso, é interessante colocar um adaptador no vaso e um banquinho na frente, para que ela possa apoiar os pés, ou ter um penico, que fica ao alcance da criança e facilita o seu acesso. Deixe que ela escolha qual lugar ela prefere.

Se for um penico, incentive a criança a conhecer o penico, deixe ela colar adesivos, colocar as bonecas, bichinhos de pelúcia e brinquedos lá para usar o penico e, aos poucos, vá sugerindo que ela use, que o penico é dela. Mas nunca force, apenas apresente e vá deixando que aquilo passe a fazer parte do seu universo.

Saia para comprar calcinhas ou cuecas com o seu filho, deixe que ele escolha a que mais gosta, isso pode ser um incentivo para ele querer usar. Faça festa quando ele conseguir usar o penico ou vaso, elogie sempre. E quando escapar, diga que tudo bem, que ele está indo muito bem e às vezes acontece. Quando ele largar as fraldas de vez, ele pode dar as fraldas para alguma criança menor do que ele. Esteja sempre ao lado dele, apoiando e incentivando, assim o desfralde deve ocorrer sem grandes problemas.

 

Bruna Osorio – Psicóloga Clínica

CRP: 06/118617

Facebook: Bruna Osorio Psicologia

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

 

Leia mais textos de Comportamento:

A importância das brincadeiras na infância

Os diferentes aspectos da Maternidade

Escolinha ou casa da avó: como fazer a melhor escolha?

Dificuldade de engravidar do ponto de vista emocional

Medo de não amar o segundo filho

A importância do apoio das avós no puerpério

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.