HomeComportamentoTV e videogame no quarto da criança comprometem desempenho escolar
desempenho-escolar

TV e videogame no quarto da criança comprometem desempenho escolar

A grande maioria dos pais já desconfiavam e alertavam seus filhos quanto ao tempo que eles passam vendo TV e jogando videogame e o quanto isso pode atrapalhar seu desempenho escolar.

Principalmente, quando estes aparelhos estão no quarto da criança! 

desempenho-escolar

Mas, agora, esta não é apenas mais uma “encheção de saco” dos pais, este é um dado cientificamente comprovado.

Um novo estudo sobre o assunto foi realizado por uma equipe de pesquisa da Iowa State University, que monitorou os efeitos da TV e do vídeo game por um período de 6 meses a dois anos e o resultado foi claro e objetivo:

A Televisão e o vídeo game, principalmente quando estão no quarto da criança, aumentam as chances delas terem baixo desempenho escolar.

Isso porque, tamanha proximidade e acessibilidade aos eletrônicos fazem com o que a criança não se interesse e se dedique aos estudos o suficiente para ir bem na escola.

 

Sabe quando os pais falam que a criança passa tempo demais na TV ou jogando vídeo game? Ele tem razão!

 

E mais: isso pode estar impactando negativamente na sua performance escolar.

Além do mau desempenho escolar, uma criança que passa a maior parte do seu tempo vendo TV ou jogando vídeo game tende ao sedentarismo e a obesidade infantil.

Um assunto que falamos por aqui recentemente, que tem uma série de outros impactos negativos, sobretudo, na saúde da criança. Mais uma alerta para os pais desta geração high tech.

desempenho-escolar

A pesquisa apontou também que o fato de a TV e o vídeo game estarem no quarto da criança também são bem relevantes para o comportamento e a relação social das crianças.

Segundo o líder da pesquisa, o professor Douglas Gentile, as crianças assistindo TV e jogando videogames no quarto tendem a preferir programas e jogos mais violentos, o que pode aumentar seus níveis de agressão.

Aqui, o alerta é para a importância de saber o que seus filhos estão assistindo, jogando, lendo, brincando, ou seja, o que eles fazer longe de você. Este longe pode ser no cômodo ao lado 😉

 

Maus hábitos que podem e devem ser cortados desde cedo

A rotina da criança começa cedo, desde quando ele nasce com o sono, depois com a alimentação, a escolinha e tudo mais.

Ter tempo para brincar e entreter é importante para a criança e os pais também. O uso excessivo de eletroeletrônicos já foi pauta por aqui e sempre vale a indicação de leitura.

Leia também  Crianças pequenas e a tecnologia, entenda a relação e entenda melhor as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria quanto ao uso de aparelhos eletrônicos por crianças.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Crianças aprendem mais com personagens humanos do que animais falantes

Aplicativos de vídeos para crianças

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.