Disciplina positiva: Educando sem violência física ou verbal
A disciplina positiva é uma maneira alternativa para pensar a educação dos filhos e está ficando cada vez mais conhecida. Ela leva em consideração que as crianças são seres que, assim como os adultos, têm desejos, sentimentos, inseguranças e por isso, precisam ser tratadas com amor, empatia, e acima de tudo, respeito.
É uma educação que utiliza a firmeza e a gentileza, baseada na comunicação. Não existe espaço para o autoritarismo, nem para a permissividade, assim, ela é um equilíbrio entre esses dois extremos. Na prática, tem-se percebido que essa é uma maneira muito eficaz de educar os filhos, trazendo resultados a longo prazo.
Educação sem punição
A proposta é que não exista punição, castigos, violência física ou chantagens. Essas ferramentas trazem sofrimento para a criança, não ajudam a resolver os problemas e a longo prazo, vão criando uma sensação de insegurança e medo. Além disso, passam a mensagem de que a violência é uma solução, pode criar problemas emocionais e vão enfraquecendo o vínculo e a relação dos pais com os filhos.
É preciso entender o que a criança está tentando comunicar. Por exemplo, quando a criança está tendo um comportamento desafiador, chorando ou querendo algo, e os pais gritam e brigam, eles não olham para o que a criança está sentindo. Mas, quando eles se permitem reconhecer esses sentimentos, conversar sobre isso, e juntos, pensar em como sair daquela situação, a criança se sente olhada e a relação fica mais harmoniosa.
Isso não significa ceder ao que a criança estava querendo, mas sim, lidar com os problemas de uma maneira diferente, sem uma punição, dando a oportunidade de escolha e implicando a criança na resolução da questão.
Além disso, os pais podem também utilizar a distração e a substituição, guiando os filhos para longe daquilo que está causando estresse. Os pais podem fazer acordos e combinados com os filhos, que podem ser acompanhados ao longo do tempo, para garantir que estejam sendo cumpridos e ser até mesmo, modificados.
Quais os benefícios da disciplina positiva?
A disciplina positiva é uma maneira consciente de ensinar e tem como objetivo criar recursos para facilitar a solução de problemas, encorajando as crianças a tornarem-se mais seguras e responsáveis pelos seus atos e escolhas e capazes de desenvolverem empatia, para poderem se colocar no lugar dos outros.
Quando a educação acontece através do diálogo e do respeito mútuo, a criança vai desenvolvendo autonomia. Ela aprende a desenvolver habilidades sociais e é incentivada a descobrir as suas potencialidades.
As crianças aprendem observando, e os pais são os seus principais modelos. Os adultos também erram, e essa é uma oportunidade para mudar e também mostrar às crianças, que eles não são perfeitos, que todos erram e assim, ir criando ferramentas para aprender a como lidar com essas situações.
Os pais devem tratar os filhos da mesma maneira que gostam de ser tratados. Eles devem sempre elogiar e encorajar os filhos, estimulando e reconhecendo as suas conquistas e também os seus esforços.
Bruna Osorio – Psicóloga Clínica
CRP: 06/118617
Facebook: Bruna Osorio Psicologia
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais textos de comportamento:
Ansiedade infantil: Como lidar? Psicóloga dá dicas!
Como educar os filhos sem perder a paciência?
Criação com Apego: Como aplicar a teoria?
Atenção à palmada: Academia Americana de Pediatria divulga novas recomendações