HomeComportamentoLua de Leite: qual a importância para mãe e bebê?
lua de leite

Lua de Leite: qual a importância para mãe e bebê?

Assim como a lua de mel, a lua de leite é um tempo em que mães e bebês ficam juntos sem a interferência de visitas. Nesse período, ambos se conhecem e estreitam o contato pele a pele. 

Para o recém-nascido, ele está descobrindo um mundo completamente novo daquele que conhecia dentro do ventre materno. Para a mãe, novas sensações, dores, amamentação e os cuidados com o bebê. 

Com os dois sendo protagonistas dessa fase, é importante preservar essa intimidade. Por isso, a última coisa a se fazer nesse início de puerpério é pensar nos familiares, tarefas diárias ou casa arrumada.

lua de leite

Lua de leite: o início de uma nova fase

Um dos benefícios da Lua de Leite é propiciar um início de amamentação menos conturbado. Durando de um a três meses, uma das propostas é reduzir os contatos sociais no pós-parto.

Isso permite que a família vivencie o turbilhão de emoções do pós-parto sem a necessidade de justificar como está cuidando do bebê. Ou seja, nada de palpites inconvenientes!

lua de leite

Mas, e as visitas?

Receber ou não visitas é algo muito pessoal. Se a mãe não se sente física ou emocionalmente confortável para recebê-las, não existe nada mais válido do que deixar isso bem claro. 

A mamãe pode avisar que a família que ainda está se adaptando e que as visitas serão bem-vindas a partir de alguma data. Já a participação dos familiares mais próximos, como avós e tios da criança, pode ser válida.

Se houver um grau de intimidade grande, onde a mulher poderá se sentir à vontade para amamentar e ficar de pijama, por exemplo, pode ser benéfico para a saúde emocional da mulher ter essa companhia. 

visitas ao recém-nascido

É preciso se preparar para a lua de leite?

Sim, se o intuito for vivenciar de forma intensa e completa, o ideal é se preparar para a Lua de Leite ainda na gravidez. Veja:

  • Deixe refeições congeladas ou organize-se para que não tenha que prepará-las;
  • Faça uma compra completa de supermercado, com quantidade suficiente para pelo menos um mês;
  • Se você não conta com uma colaboradora para os afazeres domésticos, planeje como isso será feito durante o puerpério;
  • Crie ou fortaleça sua rede de apoio, aquelas pessoas próximas com quem você poderá contar para ir ao mercado, limpar a casa ou oferecer um ombro amigo;
  • Gaste tempo com o bebê. Observe cada detalhe e gestos. Aproveite essa fase de conhecimento!

lua de leite

A lua de leite e a quarentena pós-parto são períodos extremamente importantes para a nova mãe, portanto, não deixe que críticas negativas tirem a beleza desse momento de descobertas e recuperação.

Se achar necessário, consulte uma doula pós-parto, uma educadora perinatal ou uma consultora de amamentação. O suporte informativo, físico e emocional ajuda nessa adaptação e bem-estar. Mamãe saudável e tranquila também é sinônimo de bebê feliz!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Visitas na maternidade: e se eu não quiser?

Guia de visitas ao recém-nascido

Como tirar, armazenar e descongelar o leite materno

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário