Lua de Leite: qual a importância para mãe e bebê?
Assim como a lua de mel, a lua de leite é um tempo em que mães e bebês ficam juntos sem a interferência de visitas. Nesse período, ambos se conhecem e estreitam o contato pele a pele.
Para o recém-nascido, ele está descobrindo um mundo completamente novo daquele que conhecia dentro do ventre materno. Para a mãe, novas sensações, dores, amamentação e os cuidados com o bebê.
Com os dois sendo protagonistas dessa fase, é importante preservar essa intimidade. Por isso, a última coisa a se fazer nesse início de puerpério é pensar nos familiares, tarefas diárias ou casa arrumada.
Lua de leite: o início de uma nova fase
Um dos benefícios da Lua de Leite é propiciar um início de amamentação menos conturbado. Durando de um a três meses, uma das propostas é reduzir os contatos sociais no pós-parto.
Isso permite que a família vivencie o turbilhão de emoções do pós-parto sem a necessidade de justificar como está cuidando do bebê. Ou seja, nada de palpites inconvenientes!
Mas, e as visitas?
Receber ou não visitas é algo muito pessoal. Se a mãe não se sente física ou emocionalmente confortável para recebê-las, não existe nada mais válido do que deixar isso bem claro.
A mamãe pode avisar que a família que ainda está se adaptando e que as visitas serão bem-vindas a partir de alguma data. Já a participação dos familiares mais próximos, como avós e tios da criança, pode ser válida.
Se houver um grau de intimidade grande, onde a mulher poderá se sentir à vontade para amamentar e ficar de pijama, por exemplo, pode ser benéfico para a saúde emocional da mulher ter essa companhia.
É preciso se preparar para a lua de leite?
Sim, se o intuito for vivenciar de forma intensa e completa, o ideal é se preparar para a Lua de Leite ainda na gravidez. Veja:
- Deixe refeições congeladas ou organize-se para que não tenha que prepará-las;
- Faça uma compra completa de supermercado, com quantidade suficiente para pelo menos um mês;
- Se você não conta com uma colaboradora para os afazeres domésticos, planeje como isso será feito durante o puerpério;
- Crie ou fortaleça sua rede de apoio, aquelas pessoas próximas com quem você poderá contar para ir ao mercado, limpar a casa ou oferecer um ombro amigo;
- Gaste tempo com o bebê. Observe cada detalhe e gestos. Aproveite essa fase de conhecimento!
A lua de leite e a quarentena pós-parto são períodos extremamente importantes para a nova mãe, portanto, não deixe que críticas negativas tirem a beleza desse momento de descobertas e recuperação.
Se achar necessário, consulte uma doula pós-parto, uma educadora perinatal ou uma consultora de amamentação. O suporte informativo, físico e emocional ajuda nessa adaptação e bem-estar. Mamãe saudável e tranquila também é sinônimo de bebê feliz!
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Visitas na maternidade: e se eu não quiser?