HomeComportamentoGuia de visitas ao recém-nascido
visitas ao recém-nascido

Guia de visitas ao recém-nascido

A chegada de um bebê é sempre motivo de muita festa e alegria! A curiosidade de conhecer pessoalmente o pequenino, principalmente quando você acompanhou os nove meses da gestação, são inevitáveis. Pensando nisso, nosso post de hoje vai dar o melhor guia de visitas ao recém-nascido para evitar as inocentes e inconvenientes gafes!

visitas ao recém-nascido

 

Confira as melhores dicas para visitas ao recém-nascido

 

Ligue antes de aparecer

As primeiras semanas com o bebê são extremamente cansativas para toda a família. O ideal é receber visitas apenas dos mais íntimos, como os avós ou os tios da criança. Vamos fazer assim, apenas se você for íntimo o suficiente para ver a mãe sem roupas, visite o pequeno ainda tão novinho. Conheça mais sobre a lua de leite em nossa matéria aqui. Se você não se enquadra neste papel, considere aguardar para visitar o bebê. E mesmo assim, no momento mais oportuno, vale ligar para agendar a visita com antecedência. Nunca apareça de surpresa!

 

A escolha do local

Você pode visitar o pequeno na maternidade ou em casa, tudo depende da opinião da nova mamãe! Há quem prefira visitas no hospital, pois existe todo um corpo de especialistas ajudando nos cuidados com o pequeno, porém, algumas preferem aguardar chegar em casa e se estabelecer para apresentar o pequenino. Sempre pergunte antes! Se os pais pedirem para aguardar um pouco, não fique triste, pode ser que eles estejam se adaptando à nova rotina e preferem passar por este momento especial sozinhos.

 

Cuidado com a higiene!

Algumas mamães deixam à mostra um vidrinho de álcool gel, não tenha medo de usar, e sempre lave as mãos antes. Pare para pensar em tudo que tocou até chegar lá… para encostar no bebê é preciso estar com as mãos bem limpinhas, pois o pequeno ainda tem a imunidade muito baixa e qualquer vírus ou bactéria pode causar doenças.

 

Cuidado com cheiros fortes! Perfumes e cigarro são proibidos!

Lembre-se de que você está indo conhecer um recém-nascido, que ainda está tentando se adaptar ao mundo exterior da barriga da mamãe e tem o olfato extremamente imaturos. Esqueça o perfume, não fume antes e, muito menos, durante a visita ao pequeno. Além de incomodar, você poderá desencadear alergias ainda não diagnosticadas.

 

Nunca nem pense em fazer visitas ao recém-nascido se estiver doente!

Parece meio óbvio, mas é sempre bom reforçar!! Mesmo que você esteja apenas com um pequeno e simples resfriado, conforme falamos anteriormente, lembre-se que o pequenino ainda tem o sistema imunológico bem imaturo, e qualquer resfriado será suficientemente grave.

 

Não leve crianças

Pode parecer meio chato, mas crianças fazem muito barulho e podem querer pegar no bebê. Com o pequeno ainda tão sensível, o ideal é deixar as crianças em casa e esperar mais alguns meses para que o bebê possa interagir também.

 

Visitas rápidas

O ideal é que a visita dure o mínimo possível. Não fique muito tempo, pois a família ainda está tentando se adaptar à nova rotina, e o cansaço atrapalha o anfitrião, que, por não conseguir dar a devida atenção, pode ficar frustrado. A não ser, é claro, que a mamãe peça para você ficar mais tempo, nessa hora vale o bom senso de analisar o pedido para descobrir se foi real, ou apenas educação.

 

Nunca acorde o bebê!

Pode parecer uma dica absurda, mas acreditem, existem algumas pessoas que realmente querem acordar o bebê durante a visita. O recém-nascido pode dormir até 20 horas por dia, será muito difícil pegá-lo acordado.

 

Não beije e não pegue o bebê no colo, a não ser que a mãe ofereça

Beijos são extremamente proibidos! Mais uma vez, precisamos lembrar que os pequeninos têm o sistema imunológico muito imaturo, e um simples beijo pode carregar vírus e bactérias nocivas ao bebê. Veja a matéria sobre herpes em recém-nascidos aqui.

 

Não tire fotos sem permissão

Antes de sair tirando um monte de fotos do bebê e postando em suas redes sociais, pergunte aos pais, se eles permitem. Algumas pessoas podem não gostar de expor o pequeno na internet. E não esqueça, nunca use o flash, a luz incomoda seus pequenos olhinhos.

 

Nas visitas ao recém-nascido, qualquer ajuda sempre será muito bem vinda!

Se você for íntimo do casal a ponto de dar uma mãozinha na casa sem ofender os anfitriões, não pense duas vezes antes de arregaçar as mangas e fazer algo. Qualquer tarefa será super bem-vinda, desde lavar a louça, varrer o chão, pendurar as roupas no varal ou até fazer uma comidinha, você também pode levar algo pronto para os pais fazerem um lanchinho. Se for bem íntimo, tiver experiência e a mamãe permitir, ajudar nos cuidados com o bebê será sensacional: dar banho, trocar a fralda ou até tomar conta para deixar a mamãe descansar, comer ou tomar um gostoso e tranquilo banho, será, com certeza, o melhor presente!

 

Guarde seu palpite e conselho para você!

Essa dica é essencial não apenas para visitas ao recém-nascido, mas para toda a vida da criança! Nunca dê palpites ou conselhos sobre a criação do pequeno sem que os pais tenham perguntado a sua opinião antes. Ninguém gosta de ficar ouvindo “você deveria fazer tal coisa”, “ele está com fome”, “não é assim que se faz”… a mãe vai aprender e fazer tudo da melhor maneira e dentro de suas possibilidades! Seus palpites apenas a deixarão confusa, frustrada e irritada. E caso a mamãe tenha pedido a sua opinião ou dica, seja compreensiva e delicada na hora de responder.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Pode sair com o recém-nascido? Confira dicas para os passeios

– Como funciona a rotina de sono do recém-nascido

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.