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Humor na gravidez

Humor na gravidez: dicas para te ajudar a manter a calma

As oscilações hormonais, a mudança no corpo e a expectativa para a chegada do bebê costumam mexer muito com o humor na gravidez.

Mesmo sendo aspectos comuns nesta fase, é importante conhecer algumas práticas que podem ajudar a manter a calma durante a gestação, para assim poder curtir o momento enquanto o bebê não vem.

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Faça contagem regressiva olhando para cima

Mesmo que seja bastante simples, essa técnica ajuda a relaxar, já que aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção do que está causando ansiedade. 

Além disso, olhar para cima estimula o sistema nervoso, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui o ritmo da respiração, causando a sensação de relaxamento. 

Anote as preocupações em um caderno

Esse método aumenta a concentração, evita distrações e avisa o cérebro que é preciso desacelerar. Quando fazemos isso, a mente entende que as preocupações estão ‘guardadas’ e não devem ser resolvidas naquele momento, diminuindo a ansiedade.

Algumas vezes muitas tarefas que não conseguimos realizar durante o dia nos impedem de relaxar e dormir. Colocar tudo no papel vai ajudar a nos “livrar” daquilo até o dia seguinte.

Controle a respiração por um minuto

Um dos principais efeitos da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco. O coração é cheio de terminações nervosas e por isso reage muito facilmente a estímulos cerebrais, que ficam mais intensos em situações de ansiedade e estresse.

Algumas técnicas simples de respiração ajudam a controlar o ritmo cardíaco, diminuindo a sensação de ansiedade. Basta inspirar profundamente com o nariz e segurar o ar por alguns segundos, repetindo esse processo várias veze.

Relaxe os músculos

Outra manifestação física da ansiedade é a contração involuntária dos músculos, que causam tensão e muito desconforto. Os músculos que mais sofrem com o estresse são os do pescoço, costas e pernas. 

Para desfazer os nós dessas regiões, é importante fazer pequenas seções de alongamento. Aposte em movimentos circulares, realizados lentamente, com o pescoço, pulsos e tornozelos, para aliviar as tensões da musculatura.

Leia algo leve

O hábito da leitura leve, como a de um gibi, é uma boa saída para relaxar em momentos de tensão. Ler uma revista ou notícias curtas de um jornal também ajuda a evitar pensamentos que trazem angústia.

Consuma alimentos saudáveis

Experimente parar para fazer um lanchinho. Nos momentos de ansiedade, a mastigação ajuda a relaxar alguns músculos do pescoço. No entanto, escolher o lanche certo é essencial para afastar a ansiedade e o estresse. 

“Alimentos bastante práticos e fáceis de transportar, como castanhas e laranja, contém selênio e vitamina C, respectivamente. Esses dois nutrientes melhoram o funcionamento do sistema nervoso, evitando a ansiedade.

Busque ajuda de um profissional

Existem momentos e situações em que não conseguimos dar conta de tudo. Nessas horas é importante buscar orientação de um especialista.

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