HomeComportamentoA importância do pai no desenvolvimento do bebê
importância do pai

A importância do pai no desenvolvimento do bebê

Que a presença da mãe é essencial na criação de um filho todos sabemos, nossa sociedade cria mulheres para se tornarem mães amorosas e cuidadosas, preparadas para lutar sozinha contra o mundo por seu bebê. Mas não deveria ser assim! Especialistas afirmam, que apesar do vínculo materno geralmente ser criado naturalmente por conta de toda a gestação, o pai tem um papel muito importante e precisa ser mais do que presente na vida da criança. Nossa matéria de hoje vai falar tudo sobre a importância do pai no desenvolvimento do bebê, afinal de contas, ser pai é muito mais que um simples laço biológico, é aquele que está sempre ali, cuidando do pequeno!

importância do pai

 

Entenda a importância do pai para o bebê

Inúmeras são as vezes em que escutamos pessoas dizendo que pai é aquele que cria, e não aquele que faz. Apesar de uma brincadeira, esta frase não poderia estar mais correta! O vínculo do pai com o bebê não se dá naturalmente, como a mãe, ele precisa ser criado aos poucos, mas isso não quer dizer que é preciso esperar a criança nascer. A partir do segundo mês de gestação, o bebê já é capaz de escutar melhor os tons graves do que os agudos, fazendo deste, o momento ideal para começar a contar histórias e conversar com o bebê, ainda na barriga da mãe, iniciando o processo de conexão com o pequenino.

Infelizmente, nossa sociedade não cria meninos para se tornarem bons pais, fazendo deste processo um tanto estranho. As meninas brincam com bonecas e as chamam de filhas, cuidando como um bebê, este processo ajuda a criança a ver a maternidade como algo natural. Porém, a criação dos meninos é muito diferente! Muitos adultos ainda questionam a masculinidade de um menino que brinca com uma boneca, criando, assim, pais mecânicos, que apenas fazem o que lhes é pedido. Esta ainda é a grande maioria dos pais de hoje em dia, aqueles que apenas trocam uma fralda ou dão banho, simplesmente porque a mãe pediu.

É preciso começar a mudar a mentalidade dos homens em relação aos filhos, pois a importância do pai e suas responsabilidades vão muito além do que simplesmente pagar as contas de casa e brincar um pouquinho quando chega do trabalho! Este modelo antigo de pai apenas faz com que a criança cresça ansiosa, insegura e frustrada. Um pai presente e ativo na educação e na criação do filho, aquele que vai às reuniões e encontros da escola, que falta no serviço para levar ao pediatra, cria um vínculo especial e essencial que ajuda no desenvolvimento, na construção da identidade e na formação de caráter do pequeno!

A criança que cresce sem o pai, como filhos de mãe solteira, buscam a figura paterna em outros homens do seu convívio, como um avô, um tio, ou até um amigo da família presente em sua vida. E esta ligação é muito importante para a criança.

A figura paterna, mesmo aquela que não é criada de um laço de sangue, é o exemplo que a criança leva para seu futuro. Por isso, a importância de ser uma pessoa boa e correta. Os meninos tendem a agir da mesma forma que seus pais quando crescem, tanto nas ações, quanto nos pensamentos. As meninas buscam parceiros semelhantes aos seus pais, tanto a maneira como agem e suas crenças tendem a ser bem parecidas. As crianças sempre vêem na figura paterna, um exemplo do que pretendem ter em sua vida adulta, seja para seguir, ou para evitar. Portanto, seja um pai bom, presente e ativo na vida do seu filho, e você vai se orgulhar do adulto que ele se tornar, afinal de contas, o pai não ajuda a mãe a criar a criança, ele cria junto!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Dia dos Pais: 5 pais para seguir no Instagram

– A importância do pai na hora do parto

– Produção independente e o impacto da criação sem pai

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.