HomeBebêsInteresses intensos por dinossauros desenvolve mais as crianças
interesses intensos

Interesses intensos por dinossauros desenvolve mais as crianças

As crianças pequenas muitas vezes demonstram interesses intensos por um determinado assunto, seja carros, dinossauros, astronomia, entre outros. Elas dedicam esforço para conhecer mais e um prazer enorme em pesquisar e compartilhar os seus conhecimentos.

Uma pesquisa feita por universidades dos Estados Unidos demonstrou que o interesse intenso por dinossauros pode trazer benefícios para o desenvolvimento das crianças. A maneira como elas buscam informações, seja fazendo perguntas, buscando respostas ou pedindo ajuda, incentiva a criação de estratégias mentais que as ajudarão a enfrentar diversas situações ao longo da vida.

interesses intensos

Entenda o que são os interesses intensos

Os interesses intensos são um fenômeno do campo da psicologia, que diz respeito a uma forte busca por conhecimento e motivação para descobrir mais sobre determinado assunto, como por exemplo, os dinossauros.

Eles surgem de forma espontânea, raramente tendo influência dos pais ou pessoas próximas e podem durar somente alguns meses, ou até mesmo, anos. Os interesses normalmente aparecem entre os 2 e 6 anos de idade e ocorrem com cerca de um terço das crianças.

interesses intensos

Esse tipo de interesse aguça a curiosidade, a imaginação, ampliam a memória, o processamento de informações, ajuda a criança a exercitar a persistência, o foco e a determinação. Além disso, as crianças se tornam mais atentas e desenvolvem habilidades linguísticas.

A experiência também fortalece a autoconfiança, pois as crianças vão aprendendo que são capazes de aprender e guardar nomes, espécies e informações de onde os animais viveram e o que comiam e percebem que possuem conhecimentos que muitos adultos não possuem.

Pais podem participar e incentivar

Os dinossauros, por não existirem mais, provocam a curiosidade das crianças e assim, incentivam a imaginação e a criação, o que torna o assunto ainda mais encantador e atraente.

interesses intensos

Os pais podem e devem incentivar a manutenção dos interesses intensos, pois eles são um exemplo do que é aprender brincando e são muito positivos para as crianças.

Eles podem participar fazendo pesquisas juntos, indo a museus, comprando livros, assistindo filmes, desenhos ou documentários sobre o assunto e também aproveitando para utilizar o tema na decoração do quarto.  

 

Bruna Osorio – Psicóloga Clínica

CRP: 06/118617

Facebook: Bruna Osorio Psicologia

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia Mais:

Como aproveitar a primeira Páscoa do bebê?

5 aplicativos de gravidez que não podem faltar no seu celular

Frutas para Bebês: quais os benefícios e como oferecê-las?

10 grávidas famosas que tiveram desejos inusitados na gestação

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário