HomeComportamentoLeite de peito pode secar de um dia para o outro?
leite de peito pode secar

Leite de peito pode secar de um dia para o outro?

Uma das maiores dúvidas das mais novas mamães é se o leite de peito pode secar de um dia para o outro. A resposta é super simples, não! Para o leite secar vai depender de diversos fatores. E mesmo assim, o corpo da mulher demora cerca de 40 dias para cessar completamente a produção de leite. O que pode acontecer é uma diminuição gradativa. Não é impossível que ele seque, mas também não acontece assim tão rápido.

leite de peito pode secar

 

O leite de peito pode secar rápido? Entenda porque não

A produção de leite depende muito do estímulo da amamentação. A partir do momento em que o bebê continua mamando regularmente, o seu organismo entende que ele precisa constantemente de alimento, produzindo o leite com maior frequência. Por isso a resposta negativa para a pergunta se o leite de peito pode secar em umperíodo tão curto.

Para ele secar é preciso que alguns fatores aconteçam. O estresse é um deles. Já está mais do que comprovado que o estresse causa grandes problemas na nossa saúde, facilitando até o aparecimento de doenças. Na época da amamentação, o estresse e o nervosismo fazem com o que a produção do hormônio ocitocina seja reduzida, e consequentemente, a produção de leite. Mesmo assim, não acontece tão rápido assim, apenas em casos mais graves, o estresse pode secar completamente o leite.

Outro fator capaz de diminuir a produção do leite, é a pega incorreta por parte do bebê. Por falta de orientação à mamãe, existe a possibilidade do pequeno não estar pegando o peito da forma correta, causando muita dor e fazendo com que o bebê mame menos. É preciso que ele abocanhe toda a auréola, e não apenas o bico.

Você também pode ter passado pela fase de adaptação, quando o organismo produz a mais, e, muitas vezes, o bebê não dá conta. Passada essa fase, o seu corpo se acostuma e passa a produzir a quantidade certa que seu bebê precisa para se alimentar.

leite de peito pode secar

Você pode usar a bombinha frequentemente e estimular uma constante produção de leite.

Para evitar que o leite seque, você pode utilizar a bombinha ou o bico de silicone. Desta forma, você evita a mastite, uma infecção que costuma ocorrer quando o peito fica muito cheio e com rachaduras.

Para garantir uma boa produção de leite, beba bastante água e utilize o sistema de livre demanda, amamentando o bebê sempre que ele tiver vontade. Se você tiver problemas para descer o leite, seu médico poderá receitar uma medicação que faz aumentar a produção do hormônio prolactina.

No caso de baixa produção de leite, e verdadeira necessidade de complementar a mamada com leite artificial, sempre ofereça primeiro o peito e depois o complemento recomendado pelo pediatra. Lembre-se de sempre conversar com seu médico e o pediatra do bebê, somente eles saberão analisar as possíveis causas da diminuição de leite.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Amamentação: outros motivos pelos quais os bebês mamam

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.