Levantamento afirma que pais de meninas gastam mais
O universo cor-de-rosa é apaixonante! Laços, vestidos, sapatinhos, fantasias, bonecas… Muitos pais sonham em ter uma menininha para cuidar e mimar muuuito. E mimam mesmo!!! Um levantamento da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) revelou que os pais de meninas tendem a gastar 30% a mais do que os pais de meninos.
Realizada durante os últimos três anos, a pesquisa aponta que a grande oferta do mundo cor-de-rosa é o que motiva os pais a gastarem mais com as princesinhas. Além da grande variedade de roupas, sapatos e acessórios, os pais de meninas também gastam com itens de higiene personalizados e produtos de beleza.
O levantamento foi feito em todo o Brasil. Os pesquisadores entrevistaram 15 mil pais de crianças na faixa etária dos 7 aos 12 anos.
Consumismo desenfreado
Todo pai gosta de mimar a filha ou o filho, mas é preciso tomar cuidado com o excesso de presentes e o consumismo desenfreado. A criança que é muito mimada pode ter problemas no futuro.
Adquirir sempre itens novo e que estão na moda pode virar uma necessidade para a criança e essa ânsia por produtos novos pode piorar durante a vida adulta. Sem contar que comprar coisas novas pode virar uma ‘fuga’ – teve um probleminha, comprar algo novo melhora o humor – e esses gastos em excesso podem contribuir com um futuro endividamento familiar.
Por isso, é preciso balancear os gastos com as crianças e ensinar que tudo tem um custo. Ensinamentos sobre educação financeira devem começar desde cedo. Claro, dar aquela mimadinha básica nos filhos não é proibido, mas é preciso ter cuidado com o excesso de mimos e presentes.