HomeComportamentoNão deixe as tentativas frustradas de gravidez abalarem você!
mulher triste

Não deixe as tentativas frustradas de gravidez abalarem você!

Não é fácil lidar com as tentativas frustradas de gravidez, mas é importante levar em conta que as tentativas fazem parte do processo. A ideia de que é só parar de se prevenir que a gravidez acontece, muitas vezes, não é verdade.

Deixar as tentativas frustradas de gravidez interferirem em seu relacionamento é um grande erro. Caso a gravidez esteja demorando para acontecer, é muito importante não se culpar ou colocar a culpa no parceiro. Lembre-se: vocês estão juntos nessa!

Além disso, é essencial se distrair e evitar pensar somente nisso. É importante ressaltar que se você já estiver tentando engravidar há mais de um ano e ainda não buscou ajuda de um especialista, não hesite em procurar. Às vezes, o seu problema é muito menor do que você imagina.

Não deixe o processo mais difícil!

Lidar com a gravidez dos outros quando se está com dificuldades para engravidar não costuma ser nada fácil. Luciana Leis, psicóloga especialista em casais com dificuldades para engravidar, afirma que sentir um pouco de inveja é perfeitamente normal.

“Aceitar o incômodo e até mesmo a inveja é o primeiro passo, respeitar-se sem se “obrigar” a estar em lugares onde a gravidez está em destaque como, por exemplo, “Chás de bebês”, batizados e afins também é importante. Se a frustração com a gravidez do outro é extremamente angustiante, buscar ajuda psicológica para lidar com a espera pelo bebê costuma ser de grande valia”, aconselha a especialista.

Erros comuns

Segundo Luciana, anunciar para todos que o casal começará a tentar engravidar, na maioria das vezes, não costuma ser bom. Isso pode aumentar a ansiedade do casal. Afinal, será inevitável as perguntas e cobranças sobre a chegada do bebê, principalmente, se a espera durar mais tempo que o planejado. Isso faz com que o casal se sinta cobrado e pressionado a engravidar.

“Isso também é verdadeiro para os casais que irão submeter-se a tratamentos para infertilidade, uma vez que, mesmo com o tratamento, nem sempre a gravidez acontece na hora esperada e, se muitas pessoas estiverem sabendo, contar que não deu certo costuma aumentar o sentimento de frustração e decepção”, explica Luciana.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.