HomeComportamentoNomes antigos são tendência
Nomes antigos para bebê

Nomes antigos são tendência

Os nomes antigos estão voltando com tudo, e têm sido os preferidos dos pais na hora de batizar o bebê. Claro que a escolha de um nome para seu filho não é uma tarefa simples, e mesmo que se determine se o nome escolhido será mais tradicional ou moderninho, as opções são infinitas e demandam tempo e paciência na escolha. Alguns casais preferem nomes que tenham um significados especial e, por isso, optam por nomes tradicionais, que geralmente possuem uma raiz e um significado forte, o que não acontece com nomes mais recentes. Para facilitar e dar mais ideias para papais e mamães indecisos, fizemos uma lista de nomes antigos para meninos e meninas e seu significado.

 

Nomes antigos para meninos

Nomes antigos para bebê

Leoni: apesar de ser encontrado em algumas culturas como um nome feminino, Leoni também é usado como masculino. Indica uma pessoa tão valente quanto um leão. No Brasil, há um cantor famoso com esse nome.

Nero: significa “forte”, “vigoroso”; “conselheiro do povo”; “de águas límpidas”, “de águas abundantes”. E um apelido romano que possivelmente terá surgido entre os sabinos, antigo povo da península itálica. Forma reduzida de Raniero, variante italiana de Rayner (o mesmo que Ranieri, em português).

Adonai: é um nome de origem hebraica, registrado no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada como um dos vários nomes de Deus. A interpretação mais aceita para esta expressão é “meu Senhor” ou “meu Senhor Deus”, na tradução para o português

Alberto: é uma variante do nome Adalberto, que tem origem no germânico Adalbert e é formado por duas palavras diferentes. A primeira, adal, significa “nobre”, e a segunda, berth, quer dizer “ilustre” ou “brilhante”.

Maurício: nome com origem no latim Mauriciu, que deriva de Mauru, palavra que deu origem ao nome Mauro, que quer dizer literalmente “mouro” e, por extensão, pode ser atribuído à Maurício o significado de “aquele que tem a pele escura”.

Denis: é uma forma medieval francesa do nome Dionísio, que vem do grego Dionysios formado pela união dos elementos dyu, que significa “céu, espírito, dia” e nisa, que quer dizer “noite, água” e por isso também significa “espírito das águas”, “o céu e as águas”, “dia e noite”.

Inácio: algumas fontes relacionam a origem do nome Inácio com o o nome de família romana Egnatius, de origem etrusca, mas desconhecida, que posteriormente foi associada ao latim ignis, que quer dizer “fogo”, a partir de ignatus, que significa “ardente, o que é como o fogo”.

Heitor: é um nome de origem grega (Héktor) que significa “o que aguenta”, no sentido de tenacidade. Na mitologia, era o nome de um grande e afamado guerreiro que esteve presente da Guerra de Troia, sendo um dos heróis da Ilíada, de Homero. Tem origem no grego Héktor, a partir da raiz ekhein que quer dizer “possuo, tenho em meu poder”. Desta forma, o nome tem o sentido de “aquele que guarda” ou “aquele que possui”. Como referência ao herói grego que se destacou como guerreiro, também reflete o significado de “aquele que retém o inimigo”.

Augusto: tem origem no latim Augustus, que quer dizer “sagrado”, “consagrado”, “extraordinário”, provavelmente derivado da palavra augere, que significa “aumentar”. Assim, este bonito nome masculino carrega consigo características de excelência.

Breno: tem origem incerta, mas relatos históricos falam de uma invasão gaulesa à Roma no século IV a.C, cujos chefes do exército eram chamados de Brennus. A partir daí os romanos inferiram que a palavra era um título que significaria “chefe”. Outras fontes dizem que o nome está ligado à palavra ber, que é a onomatopeia do calor e do sopro. Para os gauleses, esse sopro tem o sentido de “sopro criador”, ou seja, reflete superioridade.

 

Nomes antigos para meninas

Helena: é um nome feminino que teve origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”, fazendo com que o significado de Helena seja “a reluzente” ou “a resplandecente”.  Estamos diante de um bonito nome predominantemente feminino que reflete esperança em virtude do seu étimo.

Cibele: nome de origem incerta e que provavelmente surgiu a partir do grego Kybéle, da evolução das onomatopeias primitivas, e significa “espírito criador (gerador) do calor e da vida”. Este significado condiz com as qualidades da deusa frígia Cibele, que personifica a Natureza rude e selvagem.

Pérola: “feminina”, “virgem”, “pura”, “lunar”, “bela como a lua”, “brilhante como a lua”, “forte”, “constante”. O nome Pérola vem da palavra em latim perla, que significa “pérola”. A pérola sempre foi considerada um ornamento feminino e representa feminilidade. A semelhança da pérola com a lua torna a comparação quase impossível de evitar. O formato e brilho da pérola fazem lembrar a lua.

Serena: significa “ligação”, “cadeia”, “laço”. É a variante espanhola de Sirena, que tem origem no grego Seirén, através do latim Siren, Sirenis, que significa “ligação, cadeia, laço”. Os elementos siren e seirén deram origem a palavra em português “sereia”.

Dora: Significa “dom”, “presente” ou “dádiva”. A origem do nome Dora é o grego, da palavra dôron, que significa “presente”.

Diana: o nome Diana tem origem do latim Diana, derivado do termo dius, que quer dizer literalmente “divina”. Teve como forma no latim arcaico a versão Diviana, que significa “da natureza de Divia”. Divia, Diana, é a deusa da Lua, da caça e das florestas (equivalente a Ártemis, na mitologia grega), significa “aquela que ilumina”.

Irene: vem do nome grego Eiréne, a partir da palavra eiréne que quer dizer “paz”, por extensão é atribuído o significado de “a que traz a paz”, ou “a pacificadora”. Era o nome de uma deusa grega que personificava a paz e foi também o nome de muitas santas nos primeiros séculos.

Cecília: significa “cega”, “sábia” ou “a guardiã dos músicos”. Cecília vem do nome de família romano Caecilius, proveniente da palavra em latim caecus, que significa “cega”. Era um sobrenome possivelmente usado para homenagear um ancestral que era cego.

Verônica: é uma forma latinizada de Berenice, nome originado no grego Berenike, versão macedônia de Phereníke. Seu significado “portadora da vitória” decorre da junção dos elementos phéro, que significa “trazer”, e níke, que quer dizer “vitória”.

Valentina: variante feminina de Valentim, Valentino, o qual tem origem no nome do latim Valentinus. Trata-se de um diminutivo de valens, valentis. Quer dizer “valente, forte, vigoroso, cheio de saúde”.

Sara: tem origem no hebraico Sarah, que quer dizer literalmente “princesa”, mas também pode ser traduzido para “senhora” ou “dama”. Este é o nome de uma personagem bastante popular nas histórias bíblicas, citada no Antigo Testamento como a esposa de Abraão e mãe de Isaac.

 

Leia mais:

– Tendência de nomes de bebê para 2017

– Confira os nomes mais populares do Brasil

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.