HomeComportamentoOs desafios do puerpério
mãe durante o puerpério

Os desafios do puerpério

Você sabe o que é o puerpério? Segundo a definição do dicionário, puerpério é o “período que decorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação”.

Muito além das definições encontradas nos dicionários, o puerpério também meche com o psicológico da mulher e acarreta em uma série de alterações hormonais. Esse é um período delicado do pós-parto e que não costuma ser muito comentado.

O puerpério começa logo após o parto e costuma durar de 6 a 8 semanas. Esse também é um período extremamente importante para estreitar a ligação entre a mãe e o filho. E, como citado na definição do dicionário, é durante essa fase que o corpo da mulher começa a retornar à fisiologia normal.

mãe durante o puerpério

Rede de apoio

É importante a mãe contar com uma ‘rede de apoio’ formada pelo pai do bebê, familiares ou pessoas de confiança durante o puerpério. O ideal é que essas pessoas ajudem com as atividades da casa para a mãe poder se dedicar integralmente ao filho e também fiquem um pouco com o bebê enquanto a mãe descansa, come sem pressa, toma um banho demorado e etc.

Durante o puerpério a mãe pode apresentar insegurança em relação aos cuidados com o bebê e insatisfação com o corpo. Todos esses fatores favorecem a baixa autoestima da mamãe – que se não for monitorada pode até acarretar em uma depressão pós-parto.

Ciclo menstrual irregular

Algumas mulheres ficam com a menstruação desregulada ou, até mesmo, sem menstruar durante este período. Isso ocorre por causa da amamentação, os hormônios responsáveis pela produção de leite podem interferir no ciclo menstrual da mulher.

Resguardo

Outro ponto importante: para evitar o risco de infecção, é essencial que a mulher não tenha relações sexuais durante o puerpério. Normalmente, os médicos orientam as mulheres a ficarem 40 dias sem ter relações sexuais – tempo que o corpo da mulher leva para se recuperar totalmente do parto.

Por não ser muito comentado, o puerpério pode pegar a mulher de surpresa – principalmente as mamães de primeira viagem. Não se preocupe, é normal ficar um pouco tristinha durante esse período. Mas tome cuidado para não deixar o desânimo contagiar você. Procure ter uma ‘rede de apoio’ durante esse período. Isso ajudará você a passar por esta fase de forma tranquila.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.