HomeComportamentoPai no parto: qual é a importância?
pai no parto

Pai no parto: qual é a importância?

Sabemos que o parto é um processo totalmente feminino e que depende totalmente da mãe para que aconteça, mas não podemos deixar de destacar que a presença do pai no parto é muito importante para a segurança da mãe nesse momento.

Desde 2005, está em vigor uma lei que permite a presença de um acompanhante em todo o trabalho de parto, portanto a gestante também pode contar com a presença da mãe, do pai ou quem preferir.

importância do pai na hora do parto

Pai no parto: o que devem fazer?

Se a gestação já é uma montanha-russa, o que dizer do momento do parto? Por isso, não importa qual o tipo de parto o casal escolheu, onde acontecerá, nem quem estará por perto: o que a mãe precisa mesmo nessa hora é de apoio do seu parceiro. 

Veja algumas dicas de como ele deve agir nesse momento! 

parto em casa

No trabalho de parto

O organismo da mãe vai avisar quando o bebê estiver pronto para nascer. Seja porque a bolsa estourou ou porque o ritmo e a frequência das contrações estão mais intensos, quando a mulher entra em trabalho de parto é o pai quem assume o controle para deixar a situação mais tranquila possível para a mãe. Portanto, nada de desespero! 

  • Mantenha a calma e respire fundo;
  • Ajude a anotar a frequência e a intensidade das contrações (em um papel ou aplicativo no celular);
  • Use o telefone para manter contato direto com o médico;
  • Informe o médico/doula sobre qualquer dor, sinal, etc;
  • Seja prestativo e fique atento a todas as necessidades da mulher (massagem, água morna, carinho);
  • Certifique-se de que a bolsa da maternidade, os documentos, roupas da mamãe está em ordem para colocar no carro;
  • Durante o trajeto ao hospital, certifique-se de que a mulher está confortável.

trabalho de parto

O trabalho de parto pode ser rápido, mas também pode levar muitas horas. O pai no parto pode estar sempre perto para tranquilizar a mãe. Se o casal optou pela cesariana com data marcada, não vai passar por esse processo, mas, em todo caso, na hora de ir ao hospital, todos os preparativos devem ser acompanhados de perto.

No hospital

Nessa etapa, o apoio é tudo que a mulher precisa! Assim que dão entrada no hospital, pai e mãe devem seguir as orientações da equipe médica e o companheiro precisa estar a postos para:

  • Certificar-se de que tudo o que foi combinado com o médico está sendo cumprido (anestesia, soro, entre outros procedimentos);
  • Dar suporte emocional à gestante. Palavras de incentivo e força são super bem-vindas!
  • Cuidar dos trâmites burocráticos assim que o bebê chegar ao mundo. Vai ser preciso assinar papéis, autorizações, pagamentos, etc. 
  • Acompanhar o bebê até o berçário para ver os primeiros cuidados. Enquanto isso, a mãe é preparada para ser levada ao quarto.

partos por cesárea

Se o papai for multitarefa, pode ainda fotografar ou filmar tudo. Mas lembre-se: a prioridade é o conforto, segurança e tranquilidade da mamãe. A preparação durante o pré-natal da mulher também é super importante. Portanto, informe-se junto com ela!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

5 dicas para lidar com a ansiedade pré-parto

10 vantagens do parto normal para o bebê e a mamãe

7 coisas que a mulher sente antes do trabalho de parto

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário