HomeComportamentoCrianças aprendem mais com personagens humanos do que animais falantes
personagens humanos

Crianças aprendem mais com personagens humanos do que animais falantes

Muitas são as histórias apresentados às crianças com animais falantes que trazem alguma lição de moral para os pequenos, mas será que, apesar de fofos, eles são mais eficazes do que os personagens humanos na concepção infantil? Recentemente foi uma pesquisa feita na Universidade de Toronto, e esta afirma que não! Nossa matéria de hoje vai explicar tudo sobre o estudo. Vamos conferir?

personagens humanos

 

Entenda porque personagens humanos ensinam mais que animais falantes

 

O estudo

Para esta pesquisa foram analisadas crianças entre 4 e 6 anos de idade. Cada uma recebeu 10 adesivos para compartilhar com os coleguinhas. Então, os pequenos foram separados em três grupos, sendo que cada um ouviu uma história diferente. Uma falava sobre a importância de compartilhar, e tinha personagens humanos, a outra tinha o mesmo assunto, porém, com animais falantes protagonizando, e a terceira, sobre um tema não relacionado, ou seja, este era o grupo de controle.

Depois de ouvir as historinhas, as crianças ganharam novas cartelas de adesivos e tiveram a chance de repartir com os amiguinhos novamente.

 

A conclusão

Os grupos 1 e 2, que ouviram as histórias sobre a importância de compartilhar, tiveram uma mudança de comportamento visível! Aqueles que tiveram humanos como protagonistas dividiram muito mais adesivos que os integrantes do grupo com animais falantes dando conselhos. E como o terceiro grupo era apenas de controle, eles mantiveram as ações anteriores.

Uma das pesquisadoras envolvidas no estudo, a professora de desenvolvimento cognitivo, Patricia Ganea, disse em entrevista ao site da Universidade de Toronto que, apesar dos adultos acreditarem que animais falantes sejam mais cativantes aos olhos dos pequenos, as crianças são capazes de se identificar muito mais com personagens semelhantes à eles, humanos. Patricia explicou que “a diferença para o aprendizado acontece porque muitas crianças não veem as semelhanças entre os animais antropomorfizados e elas mesmas, o que as torna menos propensas a transmitir as lições dadas por eles em seu cotidiano”.

Resumindo em um exemplo prático, as chances dos pequenos seguirem os ensinamentos mal educados da Peppa Pig são bem menores do que de seguir os bons exemplos da Dora Aventureira. Um alívio às mamães mais preocupadas! rs

Na última fase do estudo foi perguntado às crianças a preferência delas entre a história com heróis humanos ou com animais falantes, e a resposta acabou com um empate. Por isso, vale lembrar que não é preciso parar de ler livros com animaizinhos fofos, como os 101 dálmatas para seu filho! Transmitir lição de moral é só um dos aspectos que fazem parte de uma boa narrativa, os pesquisadores recomendam, inclusive, que o universo de leitura seja o mais rico possível, para que, nesta diversificada exposição, eles possam aprender diferentes lições em cada uma delas.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– A importância da terapia infantil

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.