HomeComportamentoPílula anticoncepcional: a pausa é obrigatória?
pílula anticoncepcional

Pílula anticoncepcional: a pausa é obrigatória?

Uma dúvida muito frequente quando falamos de métodos contraceptivos é se a pausa é obrigatória! Outro questionamento muito frequente é se a pílula anticoncepcional de uso contínuo pode trazer algum risco por excesso de hormônios ou até mesmo prejudicar a fertilidade. Vamos te explicar tudo sobre o assunto:

pílula anticoncepcional

Não há nenhuma comprovação científica demonstrando que a pausa na ingestão da pílula anticoncepcional traga benefícios à saúde. Ou seja, essa questão não passa de um mito

As usuárias de métodos hormonais como pílula anticoncepcional, pílula de progesterona, adesivo, anel vaginal, injeção mensal, injeção trimestral, terão o padrão menstrual de cada método, podendo ficar sem menstruar por longos períodos sem prejuízos à saúde.

Pílula anticoncepcional convencional

No caso da pílula convencional, que combina geralmente os hormônios estrogênio e progesterona, fazer uma pausa de quatro ou sete dias NÃO é obrigatório!

pílula anticoncepcional

O sangramento “menstrual” não tem significado e portanto não é necessário. Ele é apenas um sangramento de privação – ou seja: só há sangramento por parada dos hormônios! Assim como quando a mulher utiliza outros métodos como anel vaginal ou adesivo.

Pílula anticoncepcional de uso contínuo

Algumas pílulas devem ser tomadas de forma contínua, sem pausa alguma entre as cartelas. Nesses casos, algumas drágeas são inativas para que durante o período de ingestão aconteça o sangramento planejado, ou são pílulas com doses de hormônio idênticas às do restante da cartela, suspendendo assim o sangramento mensal. Depende de cada medicamento.

Sempre converse com o seu ginecologista, viu? Na dúvida, consulte um médico! 

Leia mais:

Pesquisadores brasileiros transformam leite materno em pó

TOP 10 presentes para bebê que não podem faltar no enxoval

Nome de bebê 2021: confira quais são os favoritos

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.