HomeComportamentoPuerpério: 5 dicas para você não pirar no pós-parto
puerpério

Puerpério: 5 dicas para você não pirar no pós-parto

Após o parto, uma das fases mais desafiadoras da maternidade é o puerpério. É o nome que se dá às primeiras semanas após o nascimento do bebê, quando a família inteira precisa se adaptar a uma nova rotina, na maioria das vezes, exaustante.

As mães são as mais afetadas, até pela baixa qualidade de sono, cansaço extremo e dificuldades na amamentação. E ainda tem a baixa hormonal, que pode trazer o baby blues, caracterizado por tristeza e desânimo.

puerpério

Dicas para enfrentar o puerpério

Para enfrentar essa fase mais preparada pelo que está por vir, você pode seguir algumas dicas que vão deixar a rotina mais fácil. Vamos conferir?

1 – Baixe um app com sons para bebês

Ainda está grávida? Não tem problema! Já baixe um aplicativo que reproduza sons que os bebês gostam. Eles vão salvar a sua saúde mental nos momentos que você cansar de fazer “shhhhhh”.

São barulhos de torneira, secador de cabelo, aspirador, chuva, entre outros. Os pequenos adoram porque é parecido com o ambiente barulhento do útero. Logo você vai descobrir o favorito do seu bebê!

2 – Compre um sling

Um bebê tão pequeno precisa bastante de colo e se sentir acolhido durante o puerpério. Mas não há braço que aguente, especialmente se você precisa fazer tarefas em casa. Então, o sling é perfeito para te ajudar na rotina com o bebê e você pode usar por muitos meses (alguns, até mais de um ano, dependendo do modelo).

Além de ser útil em casa, pois você consegue aconchegar o bebê e ficar com as mãos livres, o sling também é um super acessório para passeios ao ar livre. Com o balancinho gostoso, eles também dormem com mais facilidade.

Leia mais sobre o sling em outra matéria aqui no Ficar Grávida.

puerpério

3 – Aceite ajuda

Não queira ser a mulher maravilha! Sua sogra quer segurar o bebê para você comer? Diga sim! Sua mãe quer cuidar dele umas duas horinhas para você fazer a unha? Sim, sim! Sua amiga passou para visitar? Deixe o bebê com ela para você conseguir tomar um banho de 20 minutos. Lembre-se: uma mãe feliz e descansada é tudo o que o seu pequeno precisa.

4 – Compre um ninho protetor

Outro acessório que vai te ajudar na rotina é o ninho protetor, que mantém o bebê mais aconchegado dentro do berço, em cima do sofá, na cama compartilhada, etc. O bebê se sentirá mais seguro e dorme por mais tempo durante as sonecas.

Falamos mais sobre as vantagens do ninho protetor em outra matéria aqui no Ficar Grávida.

5 – Saia de casa

Não dá para passar o puerpério inteiro de pijamas, dentro de casa. Após as primeiras vacinas, o bebê já pode dar pequenos passeios no bairro, além de fazer visitas tranquilas na casa da vovó, por exemplo.

puerpério

Só evite muito o contato com crianças pequenos e animais, além de locais com grandes aglomerações, para proteger a imunidade ainda frágil da criança. Mas ir até um café para tomar um lanche, visitar uma livraria, entre outras opções, são importantes para que você se sinta bem e passe essa atmosfera para o pequeno.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Os diferentes aspectos da Maternidade

E quando o amor incondicional não é imediato?

Culpa materna é sentimento vivenciado por muitas mulheres

Vida sexual no pós-parto: Como lidar com a falta de libido?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário