HomeComportamentoA relação entre o estresse e a infertilidade dos brasileiros
teste gravidez negativo. Infertilidade masculina

A relação entre o estresse e a infertilidade dos brasileiros

Você sabia que a tensão e o estresse podem dificultar a concepção da gravidez? Nos últimos anos, a relação entre o estresse e a infertilidade começou a ser comprovada cientificamente e deixou de ser apenas um ‘achismo’.

Com uma rotina cada vez mais intensa, homens e mulheres são afetados pelo estresse. Os números dessa relação estão começando a assustar!!!

teste gravidez negativo. Infertilidade masculina

Em 10 anos, a taxa de fertilidade dos brasileiros caiu mais de 50%. O estresse está relacionado ao aumento desse índice

Estresse x infertilidade dos brasileiros

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo especialista em reprodução humana assistida e diretor científico do Fertility Medical Group, Edson Borges Jr., a taxa de fertilidade dos brasileiros caiu mais de 50% nos últimos 10 anos.

Segundo o estudo, o estresse provocado pelo estilo de vida frenético dos brasileiros, a falta de exercícios, a alimentação incorreta e o consumo de cigarro e álcool estão entre os fatores que mais motivaram a queda da taxa de fertilidade dos homens brasileiros.

A pesquisa avaliou 2,3 mil homens, de todas as regiões do Brasil. Os dados utilizados no estudo foram coletados em dois períodos: entre os anos 2000 e 2002 e entre 2010 e 2012. Na primeira etapa da pesquisa, o número de espermatozoides em cada ejaculação era de 61 milhões. Na segunda fase, o número caiu para 27 milhões. O ideal é que haja mais de 50 milhões de espermatozoides por ejaculação para a concepção natural do bebê.

Além disso, há 10 anos o número de homes com oligozoospermia (diminuição do número de espermatozoides) era de 16% dos participantes contra 30% identificados na segunda parte da pesquisa. O número de brasileiros que tem azoospermia (sem espermatozoides) subiu de 5% para 8,5%.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.