HomeComportamentoSexo no pós-parto: 5 dúvidas frequentes entre os casais
sexo no pós-parto

Sexo no pós-parto: 5 dúvidas frequentes entre os casais

O sexo no pós-parto é um tema tabu para muitas famílias, gerando diversas dúvidas entre os casais, principalmente os que passam pela primeira vez por essa situação.

Quando retomar a vida sexual, quais os cuidados… esses são apenas alguns dos questionamentos desse período. Para ajudá-las a passar por essa fase, selecionamos as 10 principais dúvidas. Confira:

sexo no pós-parto

 

Sexo no pós-parto: tire suas dúvidas

1 – Quando eu e meu marido podemos voltar a ter relações? 

Em caso de parto normal, sem a incisão na vagina (episiotomia), o casal pode voltar a fazer sexo tão logo se sinta confortável (e disposto!) para isso. Já na cesariana, a cicatriz uterina e as dores na região abdominal inviabilizam a relação por um, dois ou até três meses, dependendo da mulher. De maneira geral, os médicos costumam recomendar que os casais esperem pelo menos 40 dias antes de voltar às atividades sexuais.

2 – Há algum perigo em ter relações durante o período de resguardo?

Nos primeiros dez dias, que é o chamado puerpério imediato, o risco de infecções costuma ser maior. Depois disso, principalmente se houve incisão no parto ou se a mulher está com sangramentos, o problema é mesmo o desconforto e a dor.

3- É normal sentir dor nas primeiras relações?

A dificuldade na lubrificação pode dificultar o sexo e, em alguns momentos,  causar dor e desconforto. A tendência é que, com o retorno da menstruação, os hormônios se estabilizem e o sexo volte a ser prazeroso do início ao fim.

4 – O casal pode usar lubrificantes artificiais?

Sim. Existem pomadas que estimulam a lubrificação. O ginecologista/obstetra pode indicar o produto adequado.

5 – Quem amamenta não precisa usar outros métodos contraceptivos?

As mulheres que amamentam exclusivamente durante os primeiros seis meses têm menos chances de engravidar, porque o hormônio da lactação diminui a libido e a atividade ovariana. Mesmo assim, se você não pensa mesmo ter outro bebê tão cedo, é sempre mais garantido optar por um método anticoncepcional.

sexo no pós-parto

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Açúcar ou adoçante: o que é melhor na gravidez?

Corpo perfeito na gravidez: Que pressão é essa?

Drenagem linfática: 5 questões sobre essa prática na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário