HomeComportamentoSono infantil: saiba quantas horas uma criança deve dormir de acordo com sua idade
Sono infantil

Sono infantil: saiba quantas horas uma criança deve dormir de acordo com sua idade

A qualidade do sono infantil traz múltiplos benefícios para a saúde e para o desenvolvimento dos pequenos. Afinal de contas, nada como uma boa noite de sono!

Existem alguns parâmetros fornecidos pela Academia Americana de Pediatria e pela Fundação Nacional do Sono que podem ajudar a saber o número mais apropriado de horas que uma criança deve dormir, de acordo com a idade.

Vamos conferir?!

Sono infantil

Sono infantil – saiba de quantas horas de sono seu filho precisa

De 1 a 2 anos

Crianças de 1 a 2 anos de idade precisam de 11 a 14 horas de sono por dia, levando em consideração o tempo de cochilo. Antes dos 18 meses, as crianças tiram 2 ou 3 cochilos por dia, mas depois de um ano e meio só precisam de um, com duração de 1 a 3 horas.

Lembre-se de que os cochilos não devem acontecer perto demais da hora de dormir, pois podem causar um atraso no sono da criança.

 

De 2 a 5 anos

Crianças de 2 a 5 anos de idade estão em idade pré-escolar. Durante esta fase, elas devem dormir entre 10 e 13 horas por noite. Aos 3 anos de idade, muitas crianças ainda cochilam durante o dia, hábito que normalmente é abandonado aos poucos até os 5 anos.

 

De 6 a 13 anos

Dos 6 aos 13 anos, a maioria das crianças estuda na escola primária. Durante este estágio, seus dias são preenchidos com mais atividades que exigem atenção e atividades físicas.

O recomendado durante essas idades é que as crianças durmam de 9 a 11 horas por dia.

 

A importância de uma rotina de sono infantil

É fundamental criar e manter uma rotina antes de ir dormir, o que pode incluir a hora do banho ou a leitura de um livro. Essa rotina ajudará seu filho a criar bons hábitos e uma maior conscientização sobre a importância de respeitar as horas de sono.

Durante certas épocas do ano, o sol pode afetar a maneira como captamos o tempo. Às vezes, a luz do dia às sete horas da noite, por exemplo, pode criar a falsa ilusão de que ainda é cedo. No entanto, é importante continuar a respeitar o horário de dormir do seu filho mesmo nesses momentos.

Sono infantil

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Bebê engasgado: saiba o que fazer nessa situação

Dentição do bebê: confira quando nasce cada dentinho

Como preparar a criança para a chegada do irmão: 5 dicas infalíveis

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário