HomeComportamentoReservar um tempo para si mesma é essencial para saúde da mãe
tempo para si

Reservar um tempo para si mesma é essencial para saúde da mãe

A experiência da maternidade é algo inexplicável e complexo, especialmente para as mamães de primeira viagem. São muitos sentimentos envolvidos, afinal o seu bebê requer cuidado integral. Com tantas mudanças faz-se necessário o planejamento de sua rotina e a adaptação ao seu novo estilo de vida, mas não é por isso que você, mamãe, precisa deixar de se cuidar! Reserve um tempo especial para cuidar de si mesma!

Segundo a enfermeira Marilene Pereira de Oliveira, colaboradora do Alô Mamãe, O autocuidado é fundamental para manter-se bem física e psicologicamente. Normalmente, com o primeiro filho a preocupação é maior por conta da falta experiência, o que pode gerar um pouco de desespero. Já no segundo filho, a vivência que você teve com o filho anterior é algo que traz mais tranquilidade com relação aos cuidados que ele precisa, e é mais fácil lidar com ele e priorizar os seus cuidados consigo mesma. No entanto, não podemos ignorar as preocupações, pois em escala maior ou menor todas as mães têm momentos de estresse e necessitam de cuidados tanto quanto os filhos.

São inúmeras as atividades que se acumulam sob a responsabilidade de uma mãe: Casa, filhos, companheiro(a), família, amigos, trabalho… Ufa, até falta tempo! Não obstante, atividades como um simples banho quente, cuidar dos cabelos, fazer uma maquiagem mais elaborada ou, até mesmo, praticar exercícios podem parecer distantes da realidade de uma mãe.

tempo para si mãe pós parto

É importante que as mães dediquem tempo cuidando de si mesmas, já que a prioridade muda quando se tem filhos. Não esqueça de si mesma!

Veja algumas dicas importantes que irão ajudá-la a ter tempo para si:

  • Não queira fazer tudo sozinha, delegue funções. Fazer as compras no supermercado, buscar filho na creche, limpar a casa, passar a roupa e muitas outras atividades devem ser compartilhadas com mais pessoas.
  • Converse com seu parceiro(a) sobre os seus anseios e medos. Peça ajuda sempre que sentir necessidade.
  • Planeje sua rotina e, se necessário, utilize uma agenda. Liste tudo que você precisa fazer. Estabeleça prioridades colocando data e horário para executá-las. Organização é a chave para o sucesso!
  • Programe ou agende: Pagamentos de contas, marque consultas, datas de festas de aniversário, compromissos familiares, dias de folga da empregada, etc.
  • Retome seus antigos projetos, procure dividi-los em grupos para facilitar. Por exemplo: projetos pessoais, familiares, profissionais, culturais, educacionais, etc.
  • Não desanime diante do cansaço, sentimento de impotência ou do sentimento de culpa. Respire fundo e persista.
  • Não deixe de lado a sua vida social. Saia para namorar, ir ao cinema com uma amiga, passear no Shopping…
  • Dedique um momento do dia para você. Pelo menos 30 minutos para cuidar do cabelo, das unhas ou mesmo para ouvir música ou fazer uma leitura. Esse tempo é o seu “remédio”, por isso, não deixe de usufruí-lo.
  • Existem atividades físicas que você poderá fazer acompanhada de seu bebê. Procure mais informações sobre as que estão disponíveis perto de você e curta este momento para criar uma conexão com o bebê.
  • Se não estiver conseguindo lidar com a carga emocional, busque a ajuda de um  profissional. O seu bem estar é fundamental!

Dessa forma, a maternidade pode ser muito mais agradável, e você poderá aproveitar seu novo filho de um jeito muito confortável. Preze pelo seu bem-estar!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.