HomeComportamentoComo retomar a vida sexual pós-parto?! 10 dicas para te ajudar nessa retomada
vida sexual pós-parto

Como retomar a vida sexual pós-parto?! 10 dicas para te ajudar nessa retomada

A vida sexual pós-parto pode ser a última coisa na mente de uma mulher, especialmente depois de ficar acordada a noite toda cuidando de um bebê recém-nascido. 

Mas depois de um tempo, as necessidades sexuais voltam a aflorar. A vontade de retomar essa parte importante do relacionamento fica cada vez maior, porém, junto com o aumento do desejo, surgem dúvidas e inseguranças. Afinal, as relações sexuais são seguras? Vai doer? Eu vou sentir algum desconforto? 

vida sexual pós-parto

10 dicas para retomar a vida sexual pós-parto

1.Vá com calma

Nem todas as mulheres estão prontas para o sexo exatamente seis semanas depois de terem um bebê. Fale com o parceiro sobre seus medos. É importante perceber que não há “normal” quando se trata de sexo pós-parto. Algumas  demoram meses para se sentirem remotamente interessadas, enquanto outras não podem esperar pelo período de recuperação sugerido de seis semanas.

Tome um belo banho, coloque um sutiã de amamentação sexy (sim, eles existem) e faças as coisas no seu próprio tempo. Se você se sentir desconfortável, fale com o seu parceiro e pare. Não tente parecer corajosa só porque vocês ficaram na seca durante algumas semanas. Respeite seu corpo e seu próprio tempo.

2.Lubrificação

Mesmo que o lubrificante nunca fizesse parte do seu repertório antes, ele será o seu melhor amigo no sexo pós-parto. A amamentação e a montanha-russa hormonal pós-natal podem reduzir o estrogênio, levando à secura vaginal. E secura leva a dor! Mas não é nada que um pouco de lubrificante à base de água não possa consertar. Lembre-se de que os lubrificantes à base de óleo podem romper a camisinha, por isso, fuja deles.

3.Mantenha o senso de humor

Depois de ter um bebê, seus seios que agora estão mais cheios, mais firmes, podem vazar em você e em seu parceiro durante o sexo. É completamente normal. Rir vai ajudar a perceber o humor nessas situações e te ajudar a lidar com essa nova fase da sua vida.

4.Use o controle de natalidade

Converse com seu médico sobre controle de natalidade antes de retomar o sexo. Você pode ter dado à luz recentemente, mas seu corpo pode estar pronto para outro bebê (mesmo que você não esteja). Então você precisa tomar medidas para evitar uma nova gravidez. Fale com o seu ginecologista e peça para ele indicar qual método anticoncepcional  é melhor para você nesta fase de amamentação. Enquanto isso, certifique-se de usar preservativos para evitar uma gravidez não planejada.

5.Conhecer-se novamente

Pode ter sido um tempo desde que você e seu parceiro exploraram os corpos um do outro, e as coisas estão fadadas a mudar desde que tiveram um bebê. Quer se trate de alterações físicas (cicatrizes de episiotomia) ou psicológicas (preocupações sobre como o seu parceiro se sente depois de ver você dar à luz), isso pode afetar o modo como você vê e sente o sexo. Às vezes os seus desejos mudaram e é preciso conhecer seu corpo novamente para descobrir isso.

6.Dê tempo a si mesma

Não espere voltar direto para uma rotina diária de sexo. Em vez disso, concentre-se em qualidade versus quantidade. Seu corpo pode não parecer o mesmo de antes do nascimento, então dê a si mesma tempo para se acostumar a nova forma, se  isso for importante para você. Aprecie que seu corpo mudou e se apaixone pela nova você.

7.Exercícios de Kegel

Depois do parto, é comum que algumas mulheres sofram com a flacidez vaginal ou com dor durante o sexo. Os exercícios de Kegel ou pompoarismo, que envolvem contrair e soltar  a vagina, ajudam a fortalecer os músculos em torno da pélvis no período pós-parto e podem atenuar esse problema. O aumento do tônus muscular na vagina pode tornar o sexo mais prazeroso.

8. Tente posições diferentes

Às vezes a posição que dava certo antes da gravidez não é a mais confortável agora.Por isso, tentativa e erro podem ser necessários para encontrar uma posição confortável no sexo pós parto. E isso não é uma coisa ruim! Vocês podem se divertir a cada nova tentativa e até recorrer ao kama Sutra para buscar novas inspirações.

9. Seja criativa

É definitivamente possível ter uma ótima vida sexual depois das crianças, e talvez até mesmo ser melhor do que antes, porque ter filhos obriga a ser criativa. Você pode precisar se esgueirar criativamente durante períodos de sesta, ou fazer sexo fora do quarto, se é onde seu bebê dorme. Use isso como uma oportunidade para pensar fora da caixa!

10.Aumente seu repertório

Sexo não se limita a penetração, por isso vocês podem aumentar o repertório sexual. Uma massagem, carícias ousadas, sexo oral, vale tudo na busca pelo prazer. Vocês podem recorrer também a brinquedos eróticos para ajudar a aumentar excitação. Abra sua mente e liberte suas fantasias!

vida sexual pós-parto

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

7 maneiras naturais de produzir mais leite materno

Alivie a cólica no bebê com 10 dicas imperdíveis

Como a psicologia pode ajudar no sonho de ser mãe?

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário