HomeDecoraçãoBerço: como escolher?
berço

Berço: como escolher?

A escolha do berço ideal para o quarto do bebê desperta muitas dúvidas nos futuros papais. Escolher um modelo bonito e que combine com o tema da decoração parece ser simples, mas logo a família percebe que a decisão vai muito além da estética.

Diante de uma extensa variedade de modelos, em diversas lojas do segmento, o berço deve prezar o conforto, a funcionalidade e a segurança da criança.

Para te ajudar, preparamos um guia com dicas de como escolher o berço ideal. É importante levar em conta diversos aspectos na hora de comprar o móvel.

berço

 

Primeiramente, a fita métrica!

Antes de pesquisar as opções de berço disponíveis no mercado, lembre-se de tirar as medidas do quarto do bebê para ter em mente o espaço disponível para o berço. Já demos essa dica aqui, com outras recomendações no planejamento da decoração do quarto do bebê.

É importante que o ambiente tenha boa circulação e seja arejado, sem muitos móveis amontoados. E não basta ter o espaço, tem que planejar com cuidado. O berço não pode ficar próximo de uma janela e nem abaixo de objetos pendurados, como lustres e quadros.

E se o quarto do bebê for pequeno, você pode considerar a compra de móveis multifuncionais, como o berço acoplado à cômoda e guarda-roupa.

Quarto de bebê pequeno? Invista em móveis multifuncionais

berço

 

Tamanho e modelo do berço

No Brasil, o modelo de berço mais comprado é o “berço americano”, que possui 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura. Mas atenção: essa medida se refere apenas à parte interna do berço e serve de referência para o colchão. Com a grade ou outros acessórios, o móvel pode ultrapassar o 1,50 m por 80 cm.

Você também pode ouvir falar do berço “padrão nacional”, que tem 1,30 m de comprimento por 60 cm de largura.

Quanto ao design, uma dica para não errar é optar por berços de linhas retas, na cor branca ou acabamento amadeirado. Fica mais fácil combinar com outros móveis e prolongar a vida útil do berço, principalmente os modelos 3 em 1, que viram sofá e mini camas.

Escolher o kit berço também fica mais fácil. Dica: na hora de comprar o kit berço, verifique para qual tamanho de berço ele é indicado. No Brasil, a maioria se adapta ao berço americano.

Kit berço: comprar ou não?

berço

 

Material de fabricação

A maioria dos modelos de berços fabricados no Brasil é produzida em MDF –  painel de média densidade feito de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. É um material de fácil manutenção e limpeza, além de ser resistente e durável.

A madeira maciça é mais vista nos berços mais antigos e tradicionais ou nos feitos sob medida. Os berços dobráveis ou desmontáveis normalmente têm estrutura de ferro, alumínio ou inox, revestida ou não com espuma.

Atenção às normas de segurança

Você sabia que existem normas de segurança especialmente para a comercialização de berços?

Na hora da compra, certifique-se que o modelo escolhido se enquadra nas normas do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (NBR15860-1 e NBR15860-2) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR15860). Esses selos de segurança mostram que o produto foi avaliado e aprovado para as funções a que se destina.

As mais novas regulamentações proibiram, por exemplo, o modelo com grades laterais móveis. Confira algumas das regras de segurança para o móvel:

  • A distância entre as grades deve ter entre 4,5 e 6,5 cm para que não exista perigo das mãos, pernas ou da cabecinha do bebê ficar presa.
  • Os modelos com rodinhas devem ter pelo menos duas delas fixas ou com trava.
  • Se o móvel tiver algum acabamento com tela, a mesma deve ter buracos com no máximo 7 mm para os dedos do bebê não passarem por elas.
  • A altura entre o estrado do colchão e a lateral do berço deve ser de no mínimo 60 cm, para evitar que a criança pule do berço

No caso dos berços feitos sob medida, a preocupação com a segurança deve ser a mesma. O marceneiro ou loja especializada deve garantir que todas as normas de segurança sejam respeitadas. A pintura deve ser com tinta atóxica e o móvel deve ficar pronto com antecedência, semanas antes do bebê nascer, para que o cheiro não cause alergias.

Tapa-furos são proibidos

É comum ver tapa-furos no acabamento de móveis, para esconder os parafusos, mas o adereço é proibido nos berços. De acordo com as especificações do Inmetro, nenhum tipo de rótulo e decalque pode ser colado no móvel.

berço

 

A escolha do colchão

O colchão deve ser firme, com densidade apropriada para os pequenos dormirem com conforto, mas sem ser muito fofo, que pode causar sufocamento. A recomendação dos especialistas é que a densidade do colchão do berço seja 18, nos modelos fabricados com espuma.

Também é importante analisar o espaço entre o colchão e a grade. O vão não deve ser maior do que dois dedos, para evitar que o bebê fique preso e se machuque.

 

Estrado também merece cuidado

Outra parte do berço que merece atenção é o estrado. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que o estrado seja feito com uma placa inteira.  O Inmetro exige apenas que ele seja composto por ripas com vãos de até 6 cm entre elas. Independente do modelo do seu berço, uma certeza é que ele deve ter regulagem de altura, permitindo que seja baixado conforme a criança crescer.

berço

 

Na hora da montagem…

Escolha um profissional capacitado para a montagem do berço. Evite contar com ajuda de quem não entende do assunto. Seguir as especificações do manual de instruções é fundamental, além de contar com ferramentas próprias para a montagem.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Novo formato de Kit Berço é febre entre as mamães

Poltrona de amamentação: precisa ter?

Ursinhos na decoração do quarto do bebê

Dicas para um quarto de bebê econômico

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.