Berço completo: 10 dicas para comprar
Uma das etapas mais aguardadas nos preparativos para a chegada do bebê é a decoração do quartinho, que envolve a escolha de um berço completo para o pequeno.
E com tantos modelos diferentes, dos mais variados preços e fabricantes, não é nada fácil fazer esta escolha. É preciso levar em conta não só a beleza e o preço do modelo, mas o conforto, a funcionalidade e a segurança.
Confira 10 dicas para comprar um berço completo e seguro para o bebê:
1 – Tamanho
O primeiro quesito a se levar em conta é o tamanho disponível no quarto do bebê. Nem sempre o espaço é grande e isso pode definir o melhor modelo de berço completo para a família. No Brasil, o formato mais comprado é o berço americano, que possui 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura de medida interna. Já o chamado “padrão nacional” tem 60 cm de largura interna.
2 – Tipo de berço
Já sabe qual tipo de berço vai comprar? Complementando a dica anterior, há diversos formatos atualmente, que atendem a diferentes estilos de dinâmica familiar e também na decoração. Um berço multifuncional, por exemplo, fica ótimo em espaços mais compactos.
3 – Material de fabricação
Para quem busca um berço completo de fácil manutenção e limpeza, nossa dica é escolher um berço de madeira 100% MDF, que também tem ótima resistência e durabilidade.
4 – Normas de segurança
Se você ainda não sabe, existem normas de segurança específicas para a comercialização de berços. Na hora da compra, certifique-se que o modelo escolhido se enquadra nas normas do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (NBR15860-1 e NBR15860-2) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR15860). Esses selos de segurança mostram que o produto foi avaliado e aprovado para as funções a que se destina.
5 – Atenção às grades
E para seguir as normas que falamos acima, o berço tem que ter grades fixas e com distância entre 4,5 e 6,5 cm, para que não exista risco das mãos, pernas ou cabeça do bebê ficarem presas.
6 – Estrado
A altura entre o estrado e a lateral do berço deve ser de no mínimo 60 cm. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que o estrado seja feito com uma placa inteira. O Inmetro exige apenas que ele seja composto por ripas com vãos de até 6 cm entre elas. Independente do modelo do seu berço, uma certeza é que ele deve ter regulagem de altura, permitindo que seja baixado conforme a criança crescer.
7 – Custo-benefício
Para quem quer economizar, sem abrir mão de um berço completo de qualidade, nossa dica é pesquisar sobre as vantagens dos berços minicama 3 em 1, que acompanham o crescimento da criança. Já falamos sobre esse modelo aqui no Ficar Grávida.
8 – Cor
Na hora de escolher a cor, leve em conta os outros móveis do quarto. O branco é a tonalidade favorita das mamães brasileiras, mas o amadeirado também faz sucesso e combina com diversos estilos de decoração.
9 – Suporte para mosquiteiro e rodinhas
Entre os acessórios que garantem ainda mais funcionalidade ao berço, nossa dica é priorizar modelos com suporte para mosquiteiro e rodinhas, que vão facilitar muito a locomoção do móvel para limpeza do quarto.
10 – Enxoval
Lembre-se de comprar os demais itens do enxoval, como o kit berço e jogo de lençol, após a escolha do modelo de berço.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Veja como escolher um guarda-roupa de bebê
Quarto montessoriano: um guia completo para a decoração
Quarto de Bebê Carrinhos: 10 formas de usar o tema na decoração