HomeDecoraçãoComo transformar o quarto de bebê em quarto infantil?
como transformar o quarto de bebê em quarto infantil

Como transformar o quarto de bebê em quarto infantil?

O tempo voa! E comprovamos isso quando aquele bebê, tão pequeno e fofinho, se torna uma criança ativa, com outras necessidades. O berço logo se torna um espaço obsoleto e a família precisa adaptar o quarto do bebê, para que ele tenha mais espaço para explorar as suas novas habilidades. Mas como fazer isso? Como transformar o quarto de bebê em quarto infantil? Existe um período certo para essa mudança?

como transformar o quarto de bebê em quarto infantil

Como transformar o quarto de bebê em quarto infantil? Preparamos dicas e inspirações para a transição.

É natural que essas dúvidas surjam. Muitas crianças mostram que estão prontas para deixar o berço e ter um quarto de criança entre os 2 e 3 anos de idade. Mas essa mudança também vai depender do planejamento também.

Para quem está grávida, pensar em um quarto de bebê versátil e atemporal é uma ideia. Principalmente em relação ao tema e a escolha certeira de móveis práticos, que se adaptem a um quarto infantil. Outra opção é a reforma completa, nem sempre algo prático para se fazer com uma criança pequena em casa.

como transformar o quarto de bebê em quarto infantil

Como transformar o quarto de bebê em quarto infantil? O kit cama infantil é um acessório funcional para a mudança.

A escolha dos móveis

Uma das melhores dicas de como transformar o quarto de bebê em quarto infantil é escolher móveis que “crescem” junto com as crianças. O investimento em um berço minicama 3 em 1, por exemplo, é a escolha ideal para isso. Assim, quando o bebê estiver grandinho para o berço, basta usar o móvel na versão mini cama.

A cama montessoriana vai pela mesma linha, pois acompanha a criança até a primeira infância. E se o quarto do bebê tiver uma cama babá, ela também pode ser aproveitada nesta nova fase da criança, sendo o novo cantinho da criança.

como transformar o quarto de bebê em quarto infantil

A cabana infantil é um dos acessórios que podem acompanhar a criança na transição para o quarto infantil.

Os demais móveis tradicionais do quarto de bebê, como a cômoda e o guarda-roupa, não perdem sua funcionalidade no quarto de criança. Elas podem continuar armazenando roupas e acessórios dos pequenos.

A poltrona de amamentação também não precisa ser descartada. Para quem comprou um modelo clássico, pode-se adaptar a outro cômoda da casa. Um modelo lúdico e estampado também pode fazer parte do quarto infantil, se “couber” na decoração.

Outras peças que não perdem sua funcionalidade são nichos e prateleiras. A família pode substituir a decoração, trazendo mais brinquedos e jogos lúdicos do que decorativos e deixando os acessórios na altura da criança, a exemplo da proposta montessoriana.

como transformar o quarto de bebê em quarto infantil

Decoração divertida e repleta de cores deixam o quarto infantil lúdico e moderninho.

Dicas de como transformar o quarto de bebê em quarto infantil:

  • Para quem escolheu um tema lúdico e infantil para o quarto de bebê, pode-se manter a decoração no quarto infantil. Para isso, opte por enxovais funcionais – com almofadas divertidas.
  • Aposte em adesivos de parede ou papel de parede, que transformam o espaço de forma rápida. Cores vivas e estampas divertidas podem ser usadas sem medo.
  • Também incremente as paredes com lousas, painéis de ilustrações, varal de bandeirinhas e quadrinhos.
  • Você pode personalizar os móveis que já foram reaproveitados do quarto de bebê, como a cômoda e o guarda-roupas, deixando-os com “cara de criança”. Vale usar adesivos, pintar ou texturizar.
  • No quarto infantil é importante ter um cantinho de estudos, um espaço para brincar e o ambiente para descanso. Setorizar o quarto fica mais organizado e ajuda no desenvolvimento infantil.
  • Bichos de pelúcia, carrinhos e bonecas de pano são atemporais e podem acompanhar a criança por muitos anos.
  • Use tapetes, almofadas e pufes no cantinho da brincadeira.
  • As tendas montessorianas trazem um charme ainda mais especial ao quarto infantil.
  • Na iluminação, o quarto infantil precisa de mais luz que o de bebê. Então invista em lâmpadas com maior potência energética.

Inspire-se com projetos de quartos infantis

Buscamos mais ideias para você soltar a criatividade na decoração do quarto infantil:

como transformar o quarto de bebê em quarto infantil como transformar o quarto de bebê em quarto infantil

como transformar o quarto de bebê em quarto infantil como transformar o quarto de bebê em quarto infantil como transformar o quarto de bebê em quarto infantil como transformar o quarto de bebê em quarto infantil como transformar o quarto de bebê em quarto infantil como transformar o quarto de bebê em quarto infantil como transformar o quarto de bebê em quarto infantil como transformar o quarto de bebê em quarto infantil como transformar o quarto de bebê em quarto infantil como transformar o quarto de bebê em quarto infantil como transformar o quarto de bebê em quarto infantil

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Novo formato de Kit Berço é febre entre as mamães

Poltrona de amamentação: precisa ter?

Ursinhos na decoração do quarto do bebê

Comprar quarto de bebê completo é mais econômico

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.