HomeBebêsAprenda a cuidar do umbigo do recém-nascido
cuidar do umbigo do recém-nascido

Aprenda a cuidar do umbigo do recém-nascido

Dentro da barriga da mamãe, o bebê recebe tudo o que precisa para sobrevivência – como oxigênio e nutrientes – por meio do cordão umbilical.  Ao nascer, este cordão é cortado, restando apenas cerca de dois centímetros, chamado de coto umbilical ou umbigo. Sua aparência gelatinosa pode causar certo medo para a mamãe na hora da limpeza, principalmente nas de primeira viagem. Mas, não tenha medo! Se você cuidar dele direitinho, cerca de uma semana depois, ele seca e cai sozinho. E é por isso que resolvemos dedicar um post inteirinho para falar um pouco mais sobre como cuidar do umbigo do recém-nascido, assim aliviamos um pouco todo o medo e ansiedade das mamães mais aflitas.

cuidar do umbigo

 

Conheça a importância de cuidar do umbigo do recém-nascido

 

Cuidar do umbigo do bebê não deve ser um drama e você não precisa se desesperar! O pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria, Nelson Ejzenbaum, explicou que “o umbigo não dói, não tem nervação, o coto é um pedaço de pele da mãe, não precisa ter medo de mexer”.

O essencial é manter o local bem limpinho e seco. Por isso, não enrole o bebê com fraldas ou panos, e muito menos coloque moedas na intenção de deixar o umbigo “para dentro”. Essas receitas da vovó já não são mais recomendadas, inclusive já foi provado que podem causar infecções muito perigosas para o pequeno.

O umbigo seca e cai sozinho entre 7 e 21 dias após o nascimento do bebê.

 

Sem medo e sem neuras! Aprenda a cuidar do umbigo do bebê

Lave as mãos!!
Antes e depois da troca de fraldas e antes de cuidar do umbigo você deve lavar muito bem as suas mãos.

Como faço para limpar?
Você deve limpar direitinho em volta do umbiguinho do bebê. O procedimento para manter a perfeita higiene no local é super simples! Mergulhe a ponta do cotonete em um potinho com um pouco de álcool 70% – assim você não contamina todo o líquido da embalagem – e limpe toda a volta do coto umbilical. Você pode comprar este álcool em qualquer farmácia.

Depois de limpo, posso cobrir com a fralda?
Depois de cuidar do umbigo do recém-nascido, você deve esperar secar direitinho para, então, cobrir com a fralda.

O que fazer em casos de acidentes com xixi ou cocô?
Lave bem o umbiguinho somente com água ou sabão neutro, dependendo do nível de sujeira, e repita o procedimento com o álcool 70%.

Caiu!! E agora?
Continue limpando com álcool 70% e secando bem o local. A cicatrização total deve acontecer após sete dias, mais ou menos. Porém, há a possibilidade de ocorrer uma cicatrização anômala que forma o “granuloma umbilical”, o que produz uma secreção que incomoda o pequeno e pode demorar até 28 dias para cicatrizar completamente. Neste caso, o pediatra poderá indicar o tratamento com aplicações de nitrato de prata em bastão. Em casos como este, é muito importante que você sempre consulte o médico do bebê e siga suas recomendações à risca.

Depois que caiu, o umbigo ficou estufadinho!
Se o umbigo do seu bebê ficou um pouco saltado, pode ser uma hérnia umbilical. É muito comum e atinge cerca de 20% dos bebês recém-nascidos. Não precisa de tratamento, pois costuma desaparecer sozinha. O pediatra do seu pequeno vai acompanhar a hérnia no primeiro ano e decidir se precisará de algum tipo de tratamento ou não.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Ó dúvida, furar a orelhinha da bebê ou não?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.