HomeBebêsEngrossar mamadeira não é necessário!
engrossar mamadeira

Engrossar mamadeira não é necessário!

Um dos maiores desafios da atual geração de mães é o conflito de ideologias com a geração anterior. As vovós corujas, ainda muito atuantes na criação dos netos e que formam um importante papel na rede de apoio da família moderna, carregam também métodos antigos e que eram corriqueiros em sua época, como engrossar mamadeira.

A necessidade surge de afirmações sem fundamento, como “leite ralo não alimenta”, e também na esperança que a criança durma uma noite inteira, pois estará mais “saciada”. E, com isso, surge o nocivo hábito de engrossar mamadeira com farinhas e compostos industrializados.

Importante: o leite materno é o melhor alimento para o bebê e deve ser o alimento exclusivo até os 6 meses de idade e complementar até os 2 anos ou mais. Mas, quando não for possível a amamentação, as fórmulas infantis – indicadas pelo pediatra – atendem às necessidades nutricionais do bebê, sem necessidade de engrossantes.

engrossar mamadeira

Acha que precisa engrossar mamadeira?

Conversamos com a Dra. Melissa Ramos Morais, pediatra e nutróloga, sobre o assunto. “Sabemos que os pais ficam preocupados com a alimentação de seus filhos desde o nascimento e as diversas propagandas veiculadas na mídia favorecem a idéia de que esses tipos de alimentos podem ser úteis no desenvolvimento da saúde alimentar das crianças. Mas precisamos conscientizá-los sobre os malefícios de acrescentar na mamadeira, cereais, amido ou outros produtos industrializados”, lembrou a especialista.

O consumo destes tipos de alimentos causa desequilíbrio provocado pelo aumento de carboidratos na dieta, aumento do risco de excesso de peso, aumento da oferta de açúcares e pode levar a criança a evitar frutas e legumes, por exemplo, em função do sabor e gosto destes tipos de alimentos.

engrossar mamadeira

Fórmula adequada não precisa de engrossante

“A mamadeira preparada com o leite adequado, com orientação de um médico especialista, não precisa de nenhum tipo de engrossante pois, utilizado na forma e quantidade correta, fornece a quantidade suficiente de nutrientes que a criança necessita. Em muitos casos apenas o ajuste na alimentação, tipo de alimentos e quantidade ao longo do dia já é o suficiente para que o paciente possa recuperar ou ganhar peso”, lembrou a Dra. Melissa.

Opções mais saudáveis

Antes de falar de opções mais saudáveis para engrossar mamadeira é preciso lembrar que se uma criança está se desenvolvendo bem, não fica doente com frequência e é ativa em suas atividades rotineiras, os pais não precisam se alarmar se ela não ganhar peso de um mês para outro. É preciso bom senso e lembrar que cada criança é um indivíduo, com um biotipo único.

“Uma criança que está em fase de recuperação de peso, o mingau pode ser uma opção porém os pais devem utilizar engrossantes naturais, como aveia e frutas, e não compostos industrializados, cheios de açúcar e farinhas refinadas”, indicou a pediatra e nutróloga.

engrossar mamadeira

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Coisas para bebê: 10 itens que você precisa comprar!

Inspiração: decoração de quarto montessoriano

Acessórios para quarto de bebê: 5 produtos para uma decoração funcional

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.