HomeTentantesExames e TratamentosAs principais causas da infertilidade feminina
infertilidade feminina

As principais causas da infertilidade feminina

Estima-se que um a cada seis casais sofrem com problemas de infertilidade, sendo que, apenas após doze meses de tentativas sem resultados os médicos começam a investigar em busca de possíveis problemas. Mas isso não é motivo de desespero, muitos problemas são tratáveis, sendo possível engravidar logo após o final do tratamento. Hoje nosso post vai falar sobre a infertilidade feminina – responsável por apenas 40% dos problemas de fertilidade do casal – principais causas, tratamentos e estatísticas! Vamos conferir?

infertilidade feminina

 

Infertilidade Feminina

Para detectar a causa da infertilidade feminina é preciso realizar alguns exames e garantir que sua saúde esteja basicamente em dia, assim é possível tratar exatamente o problema de fertilidade. Dentre as principais causas podemos citar:

 

Problemas de ovulação

Causas – geralmente se dá por conta de distúrbios hormonais que impedem a liberação do óvulo pelos ovários.

Sintomas – menstruação irregular ou ausente e uma intensidade de sangramento muito leve ou forte demais.

Soluções – medicamentos para melhorar a ovulação, como clomifeno e a base de hormônios, e, em casos mais graves, a fertilização in vitro.

Estimativas – 70% das mulheres voltam a ovular e de 20% a 60% engravidam.

 

Óvulo de baixa qualidade

Causas – eles podem estar danificados ou ter anomalias cromossômicas que não conseguem manter uma gestação, se dão principalmente por conta de idade mais avançada. Sabe-se que a partir dos 35 anos de idade a qualidade dos óvulos tem uma considerável queda.

Sintomas – infelizmente a mulher não apresenta nenhum sintoma, é necessário fazer alguns exames para testar a qualidade do óvulo.

Soluções – apenas pela doação de óvulo ou do embrião em si é possível engravidar utilizando a fertilização in vitro.

Estimativas – 43% das mulheres que implantaram óvulos fertilizados doados tiveram sucesso.

 

Obstrução nas trompas

Causas – laqueadura anterior, doença inflamatória pélvica e doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, são os principais causadores de trompas bloqueadas ou danificadas que impedem a passagem dos óvulos para o útero.

Sintomas – assim como a baixa qualidade dos óvulos, a obstrução das trompas não causa nenhum sintoma aparente além da infertilidade.

Soluções – quando o bloqueio é pequeno, a laparoscopia é suficiente para desobstrução, caso contrário, a fertilização in vitro é a alternativa.

Estimativas – depende muito do resultado da cirurgia, pois tanto o bloqueio, quanto a quantidade de cicatrizes após a cirurgia contam para garantir o sucesso. De qualquer forma, a margem vai de 10% a 70%.

 

Endometriose

Causas – é quando o tecido da parte interna do útero, o endométrio, mensalmente vai descamando e crescendo em órgãos fora da cavidade uterina, causando um processo inflamatório.

Sintomas – menstruação irregular ou com muito sangramento, muita cólica durante o ciclo, dor durante as relações, náuseas, vômitos, fadiga e cansaço excessivos, e até, em muitos casos, abortos espontâneos de repetição.

Soluções – a laparoscopia é utilizada para retirada de aderências e tecidos anormais, e tratamentos de reprodução assistida.

Estimativas – 40% a 60% das mulheres alcançam êxito, engravidando em até um ano e meio após a operação.

 

Síndrome dos ovários policísticos (SOP)

Causas – por conta de um desequilíbrio hormonal, diversos cistos são criados no ovário, modificando sua estrutura e deixando-o até três vezes mais largo que o normal. As principais causas são uma predisposição genética e, estudos recentes apontam o excesso de insulina no organismo, como causador da doença.

Sintomas – menstruação irregular, inchaço e dores abdominais durante o ciclo, excesso de pelo em locais incômodos – rosto, axila, seios, abdômen, entre outros -, manchas na pele, acne, queda de cabelo, resistência insulínica e ganho de peso.

Soluções – anticoncepcionais e outros tipos de medicações para diminuir a produção de hormônios masculinos e melhorar a ovulação, e em casos mais graves, a fertilização in vitro.

Estimativas – 70% das mulheres que tomam a medicação acabam ovulando normalmente, e metade destas engravidam. Porém, uma em cada cinco destas gestações acabam em aborto espontâneo.

 

Vamos lembrar que o estresse e a ansiedade também são responsáveis por atrapalhar o processo para engravidar, então, relaxe e aproveite para se divertir com as tentativas!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– As causas mais comuns da infertilidade masculina

– Problemas imunológicos impedem a gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.