HomeBebêsAmamentaçãoPode amamentar deitada?
amamentar deitada

Pode amamentar deitada?

Quem amamenta sabe que não é fácil lidar com as noites mal dormidas, principalmente em noites que o bebê acorda muitas vezes. Para lidar com o sono e o cansaço, muitas mães optam por descansarem junto com o bebê, durante a amamentação. Mas uma dúvida permanece: pode amamentar deitada?

Um dos maiores medos é o risco da otite. Muitas mamães ainda acreditam que amamentar deitada causa a doença e evitam a posição. Mas a verdade é que não há embasamento científico que a amamentação possa colaborar com a otite.

amamentar deitada

 

Amamentar deitada não causa otite. Entenda o porquê!

A tuba auditiva é um canal que liga a região nasal e oral ao ouvido. Uma de suas funções é igualar a pressão nos ouvidos com a pressão do ambiente. Sabe aquela sensação de “ouvido tapado” quando você muda de altitude? A tuba auditiva controla isso.

Quando o bebê mama deitado pode ocorrer um acúmulo de leite nessa região, forçando a abertura da tuba auditiva e favorecendo também a entrada de bactérias no ouvido, causando a otite. Mas esse “quando o bebê mama” diz respeito apenas a mamar na mamadeira. A amamentação no peito é completamente diferente.

Hiperlactação: quando ter muito leite pode ser um problema

O leite materno possui anticorpos que protegem as mucosas da ação das bactérias. A tuba auditiva e toda a cavidade oral/nasal estão revestidas por mucosa. Por isso, o leite materno não causa otite, sendo inclusive um agente protetor contra a doença.

 

Diferenças entre mamar a mamadeira deitado x mamar no peito deitado

Além da ação dos anticorpos presentes no leite materno, há outras questões que diferenciam os bebês que mamam na mamadeira dos que são amamentados:

  • Na amamentação, a sucção faz com que a mandíbula do bebê se projete para frente. Essa posição ajuda a articulação da mandíbula e na formação do canal auditivo.
  • A pressão provocada pela sucção da amamentação é diferente da exercida pela mamadeira. Quanto mais força o bebê faz para mamar (no seio), menor é a chance da tuba permitir a passagem do líquido.
  • Com a mamadeira, o bebê não faz nenhum esforço para a saída do líquido e a musculatura do canal auditivo fica mais “frouxa”. O leite consegue passar e atinge a tuba auditiva, podendo causar a otite.

Então, amamentar deitada não causa otite. Mas se o seu bebê mama na mamadeira, tenha o cuidado de colocá-lo em uma posição mais verticalizada. Essa recomendação também é válida para os bebês com histórico de refluxo.

Amamentação: Dicas para aumentar a produção de leite

 

amamentar deitada

 

Então posso amamentar deitada tranquila?

Sim, desde que o seu bebê não tenha nenhum problema de saúde que justifique o contrário (como o refluxo, que citamos acima). Em alguns casos, a criança tem predisposição para desenvolver infecções no ouvido ou alguma disfunção na tuba auditiva, e o pediatra recomenda que a mãe evite esta posição na amamentação.

Vale lembrar que os principais órgãos de saúde (Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria) indicam a amamentação na posição que for mais confortável para a mãe, inclusive deitada.

Segurança

Só tenha muita cautela com a segurança do bebê: mulheres com seios muito grandes não devem dormir com o bebê sendo amamentado nesta posição, para minimizar o risco de sufocamento.

O mesmo cuidado vale para bebês muito pequenos, independente do tamanho dos seios da mãe, pois eles podem não conseguir virar a cabeça caso a mãe adormeça e estejam com a respiração dificultada.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Dá para engravidar amamentando?

Chupeta pode atrapalhar na amamentação, segundo a SBP

Roupas para amamentação: um guia completo

Amamentação depois da introdução alimentar, como fica?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.