O encanto do quarto de bebê com fibra ótica
A matéria de decoração de hoje traz todo o encanto do quarto de bebê com fibra ótica. Este estilo de decoração traz uma atmosfera lúdica ao espaço, além de ser econômica e dinâmica.
O que é a fibra ótica?
A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível. Pode ser feita de vidro puro, plástico ou outro isolante elétrico. Sua estrutura é simples: possui capa protetora, interface e núcleo. Além da decoração, a fibra ótica vem sendo utilizada bastante nas telecomunicações em substituição aos fios de cobre.
A tecnologia utiliza um mini projetor para refletir a luz nos fios e, assim, proporcionar os efeitos lindos de céu estrelado, por exemplo. Essa é a forma mais comum de encontrarmos a fibra ótica no quarto do bebê, normalmente no forro de gesso, painéis de madeira e no teto. Mas também é possível montar formatos lúdicos – como estrelas, nuvens e borboletas, e aplica-lá em outros locais, como banheiros.
Vantagens da iluminação do quarto de bebê com fibra ótica
Conforto luminotécnico: o quarto do bebê deve contar com uma fonte de iluminação confortável e que permita trocas e amamentação durante a madrugada. A fibra ótica é perfeita nestes casos. Ela pode ficar acesa por toda a noite, sem atrapalhar o sono do bebê.
Eficiência energética: com a fibra ótica, a iluminação do quarto do bebê contará com qualidade e eficiência de luz, mas com baixo consumo elétrico. Mesmo ficando aceso a noite toda, o consumo de energia é muito baixo.
Segurança: a fibra ótica é o único sistema no mundo que não conduz energia elétrica no ponto final, ou seja, não há riscos de choques. Ela pode ser instalada, inclusive, nas paredes em quartos de bebê montessoriano, por exemplo.
Durabilidade: a iluminação com fibra ótica não exige manutenção frequente e é extremamente durável.
Beleza e efeitos visuais: a iluminação com fibra ótica deixa o quarto do bebê ainda mais lúdico e bonito.
Inspirações de quarto de bebê com fibra ótica
Onde encontrar?
Se você amou a tecnologia e quer aplicá-la no quarto do bebê, consulte uma empresa especializada em iluminação. A instalação exige mão de obra técnica e, habitualmente, essas lojas disponibilizam a consultoria de lighting designers, que irão analisar o espaço que você deseja aplicar a fibra ótica e determinar o número de pontos. Um arquiteto ou designers de interiores também pode montar um projeto luminotécnico para o ambiente.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
– A importância da iluminação no quarto do bebê
– Decoração funcional: prateleiras e nichos no quarto do bebê