HomeDecoraçãoDicas para um quarto de bebê econômico
quarto de bebê econômico

Dicas para um quarto de bebê econômico

A decoração do quarto de bebê é uma etapa bastante aguardada pelas mamães, que não veem a hora de escolher cada peça do enxoval e acessório, escolher as cores e comprar os móveis para compor o espaço. Mas sabemos que decorar o quarto dos nossos sonhos nem sempre é possível, principalmente quando planejamos o lado financeiro. Pensando nisso, nossa matéria de hoje traz dicas para a decoração de um quarto de bebê econômico, mantendo o cuidado com a segurança, qualidade e a beleza do ambiente.

Defina o orçamento

Um quarto de bebê econômico começa em um orçamento bem planejado. Leve em conta o orçamento da família como um todo: se vai sobrar dinheiro para guardar, os limites de crédito e monte um planejamento detalhado. Você pode definir um orçamento total e depois separá-lo por item. Também é importante separar um crédito extra, principalmente se será realizada uma reforma maior. É muito normal que imprevistos aconteçam em obras. E lembre-se: caso você opte por uma reforma, peça vários orçamentos e não contrate o primeiro profissional que aparecer.

Pesquise, muito!

O segundo passo para a decoração de qualquer ambiente, não só do quarto do bebê: a pesquisa! Ainda no início da gravidez – pode ser até antes de descobrir o sexo do bebê – busque referências de decoração que você goste, pense nas possíveis cores e nas lojas que mais lhe agradam. Para comprar os móveis, por exemplo, você não precisa necessariamente saber o sexo. Crie uma planilha – pode ser um bloco de anotações também – e anote os valores de uma mesma peça em diversas lojas. Assim você conseguirá comparar os preços a curto prazo. Também vale ficar de olho em promoções e cupons de desconto.

Vai ter tema?

A escolha do tema é muito importante para as mamães, mas vale lembrar que temáticas que estão na “moda” tendem a ter uma decoração mais cara, exceto se você optar por um visual minimalista. Mas não desanime! É possível decorar um quarto de bebê econômico com uma tendência atual. Basta pesquisar muito e aplicar o tema de forma estratégica (mais abaixo temos dicas incríveis). Então não compre o primeiro acessório lindo que você se deparar e busque alternativas mais econômicas.

Dica: escolha um tema que já tenha enxovais completos e prontos a venda. Evite temáticas muito diferentes, que possam exigir um trabalho artesanal e personalizado. Isso deixa o orçamento mais caro. Atualmente existem lojas que vendem em um pacote só todo o enxoval que o bebê precisa, incluindo itens para a decoração do quarto completo, com kit berço, cortina, kit higiene, kit cama babá, porta-fraldas, almofadas, etc. Se você optar por uma loja que também venda os móveis, você garante ainda mais praticidade na decoração do quarto do bebê.

quarto de bebê econômico

Quarto de bebê econômico: opte por temas que tenham quartos completos a venda na Internet. Você também economiza em tempo.

quarto de bebê econômico

A compra de quartos completos em uma única loja é uma forma de economizar na decoração

Mas antes de comprar, tire as medidas!

Para evitar qualquer dor de cabeça futura, quando a compra já estiver sido feita, o ideal é tirar as medidas antes. A maioria dos quartos de bebê atualmente são decorados em um espaço reduzido então cada centímetro faz diferença. Tire as medidas de todo o ambiente, levando em conta todas as suas variáveis: altura do chão ao teto, paredes, janelas, porta, etc. Após anotar todas os números, simule onde cada móvel será colocado. Considere o espaço para cômodas e armários, com portas e gavetas abertas. O acesso ao berço. também deve ser livre.

Comprar pela Internet é mais barato

As lojas virtuais apresentam um custo-benefício interessante para quem está decorando um quarto de bebê econômico. Leve em conta o tempo de entrega que, em alguns casos, pode passar de 60 dias. Também verifique como será a montagem e se será necessária a contratação de mão-de-obra. Em lojas físicas, normalmente este serviço está incluído e a entrega também é mais rápida, mas faça as contas incluindo o preço final do móvel e se você poderá parcelar o valor.

Outra dica é quanto à vida útil do móvel. Pense no mobiliário a longo prazo. Opções de berços que viram minicamas e armários maiores podem ser usadas em outras fases da criança, o que gera economia a longo prazo. E se você realmente quiser economizar com os móveis do quarto do bebê, priorize as peças fundamentais a cuirto prazo: berço, cômoda com trocador e uma poltrona para amamentação. Mas lembre-se que – futuramente – a criança tende a acumular mais roupas, incluindo o enxoval de cama e banho. E você pode ter dificuldade de achar um guarda-roupa que combine com os demais móveis. Então estude se não fica até mais barato comprar as peças juntas. Há lojas que facilitam o pagamento neste tipo de transação.

quarto de bebê econômico

Quarto de bebê econômico: berço que vira minicama aumenta a vida útil do móvel e traz economia a longo prazo

Decoração do quarto de bebê econômico

A decoração do quarto de bebê começa na escolha das cores e do tema, que vai definir a cor da tinta. Pintar as paredes é a opção com o melhor custo-benefício. Mas muita atenção à segurança: a tinta deve ser atóxica. Existem diversas versões especiais que podem ser aplicadas em quartos infantis.

O papel de parede é uma opção mais cara, apesar do resultado ser mais sofisticado. Não caia na armadilha de comprar modelos muito baratos. Normalmente não têm qualidade e vão exigir manutenção a curto prazo. Uma alternativa ótima são os adesivos de parede, que estão disponíveis em diversos estilos – inclusive com venda pela Internet. Há desde os desenhos básicos, passando pelos lúdicos e os personalizados.

quarto de bebê econômico

Quarto de bebê econômico: adesivos de parede são ótimos para a decoração com um bom custo-benefício

Para os acessórios, os ursinhos são clássicos e ficam lindos na decoração, além de acompanharem o crescimento das crianças. No caso das meninas, as bonecas são atemporais e podem ter um papel decorativo enquanto são bebês. No quarto dos meninos, carrinhos e cavalinhos de madeira estão na moda e são fáceis de encontrar por um preço legal.

Nichos e prateleiras são ótimos para a organização do espaço, principalmente acima do trocador para manter objetos de uso diário sempre à mão. E são peças baratas, que podem inclusive serem feitas por alguém da família que tenha habilidade com marcenaria. Mas na Internet você encontra opções prontas para a decoração, inclusive com formatos lúdicos. Um tapete antialérgico é um item mais caro, mas é o ideal para evitar incômodo respiratório no bebê. A cortina também será útil para controlar a entrada da luz e do vento.

quarto de bebê econômico

Quarto de bebê econômico: nichos e prateleiras são funcionais e ajudam na decoração

Iluminação

A iluminação também deve ser planejada, principalmente se você buscar economia. As opções em LED são as melhores alternativas para a iluminação atualmente. Exigem um investimento inicial mais alto, mas são econômicas (a conta de luz ficará mais barata) e duram por muito mais tempo que as convencionais. Lembre-se que por alguns meses será bom manter uma fonte de luz acesa durante a noite, mas que não atrapalhe o sono do bebê. Um abajur é ótimo para essa função.

Só tenha o cuidado de escolher as lâmpadas que tenham uma cor mais quente (warm white ou amarelas). Evite as totalmente brancas, pois elas deixam o ambiente menos aconchegante. Uma dica legal para trazer mais estilo à decoração de forma econômica é acoplar filtros de vidro coloridos dentro das luminárias.

Se o quarto for pequeno…

A falta de espaço é outro desafio para a decoração do quarto do bebê. Além das dicas que demos acima – principalmente no planejamento inicial e tirar as medidas do espaço do bebê – você também tem a opção de investir nos móveis multifuncionais, que farão toda a diferença na composição do quarto do bebê.

Atualmente há opções de mobiliários super compactos, como a opção que nós trouxemos: em uma única parede, você coloca um guarda-roupa e uma cômoda acoplados em um só móvel, que tem um espaço para encaixar o berço. O design arrojado traz ainda nichos e uma prateleira para ajudar na decoração. Adoramos a ideia!

Outra dica é o berço com a cômoda acoplada, ótimo para espaços menores. Você pode acomodar o trocador em cima da cômoda e garantir ainda mais funcionalidade para o quarto. Alguns modelos contam inclusive com a cama auxiliar e a possibilidade de transformar o berço em uma mini cama para quando o bebê crescer.

quarto de bebê econômico

É possível decorar um quarto de bebê econômico com estilo e qualidade. Os móveis multifuncionais são a prova disso!

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais em Decoração:

Quarto de Bebê da CASACOR 2017: 5 projetos para te inspirar

Kit berço diferente: decoração fora do convencional

Quarto de bebê xadrez: o clássico que nunca sai de moda

A beleza do quarto de bebê com madeira

Quarto de Bebê Princesa: dicas para a decoração

Quarto de bebê pequeno? Invista em móveis multifuncionais

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.