HomeDecoraçãoInspire-se com projetos de quarto montessoriano
projetos de quarto montessoriano

Inspire-se com projetos de quarto montessoriano

Quando sonhamos com o quarto do bebê, logo imaginamos um ambiente muito fofo e bem decorado… com um berço. Mas esta já não é a ambientação favorita de muitas mamães, que desejam um quarto montessoriano – aquele com a cama quase no chão – para receber o novo membro da família. A tendência é uma das mais atuais, com o layout do quarto definido de acordo com o ponto de vista da criança. A decoração prioriza elementos que estimulem o desenvolvimento do bebê, em um clima acolhedor e próprio para as brincadeiras. Na matéria de hoje, trouxemos projetos de quarto montessoriano assinados por arquitetos, com diferentes estilos, para você se inspirar.

 

Projetos de quarto montessoriano

 

Arquiteta Juliana Azevedo

Um quarto lúdico e que inspira muita diversão. Assim é um dos projetos de quarto montessoriano da arquiteta Juliana Azevedo, que trabalhou uma cartela de cores bastante versátil: além do branco e do preto, tons de azul, laranja e verde trouxeram mais alegria para o ambiente. A cama casinha é um charme! O varal de bandeirinhas coloridas combinam muito bem com o modelo. Outro detalhe colorido é o tapete quadriculado, peça indispensável no quarto montessoriano. O projeto também traz um elemento bem legal para quem tem espaço: a cabana! Ela vai ser o centro de todas as brincadeiras conforme o bebê crescer.

Um diferencial deste projeto é que a arquiteta não abriu mão da cômoda como apoio para o trocador. Mas ao invés de gavetas em sua parte de baixo, mais comum nos quartos de bebês tradicionais, o móvel tem nichos que podem acomodar os brinquedos ao alcance da criança. Outra sacada é a decoração da parede: adesivos em formato de bolas, de diferentes tamanhos, foram colados em uma das paredes. É um recurso com um custo-benefício mais acessível em relação ao papel de parede, por exemplo. Dá para usar até o papel contact!

projetos de quarto montessoriano

Elementar Arquitetura

Em um de seus projetos de quarto montessoriano, a Elementar Arquitetura teve como maior desafio aplicar o conceito em um espaço reduzido. A decoração priorizou a otimização do quarto, com elementos que pudessem ser adaptados ao crescimento da criança. A cama foi a principal preocupação, pois o briefing pedia um móvel que pudesse ser utilizado por anos e não somente por um bebê pequeno. Para isso, os arquitetos projetaram uma base de madeira – com gavetas para armazenar brinquedos ou outros acessórios – com a cabeceira em formato de telhado de casinha. O cantinho de dormir foi delimitado por uma moldura com tela de palhinha na lateral e por protetores de rolinho.

O restante do espaço na base pode ser usado como tablado para a criança brincar. Um espelho baixo, com uma barra de apoio, e pequenos nichos com livros completam a ambientação. Conforme a criança crescer, o espaço da base permite a colocação de um colchão maior. O guarda-roupa não é convencional no quarto montessoriano mas cumpre um papel bastante funcional neste projeto: além de acomodar as roupas, também abriga o trocador. A cadeira de amamentação é compacta e pode ser aproveitada em qualquer outro ambiente da casa futuramente. O visual delicado fica completo com o papel de parede romântico, em tons de rosa e branco.

projetos de quarto montessoriano
projetos de quarto montessoriano

 

Arquiteta Darliane Carvalho

A arquiteta Darliane Carvalho foi a responsável pelo novo quarto do filho do ator Felipe Simas, o pequeno Joaquim. Com o nascimento da irmãzinha Maria, ele ganhou um quarto montessoriano, para que pudesse brincar com independência e de forma segura. O projeto é simples e extremamente lúdico, em tons claros com destaque para um lindo azul celeste. Todos os móveis são baixos, na altura de Joaquim, e valorizam bastante a marcenaria de qualidade.

A cama casinha é a estrela da ambientação, com um kit montessoriano super confortável e divertido, com almofadas de nuvem. No chão, um tapete neutro que não conflita com os demais elementos decorativos do espaço. Prateleiras com livros e um nicho que serve como cantinho de estudo complementam a proposta montessoriana com muito estilo.

projetos de quarto montessoriano
projetos de quarto montessoriano

 

Arquiteta Érica Salguero

Um dos projetos de quarto montessoriano da Mostra Quartos Etc é o da arquiteta Érica Salguero. O ambiente tem 12 metros quadrados e inspira pela sua ambientação lúdica. A começar pelas tonalidades vibrantes da decoração, com destaque para o vinho da cama casinha, adornada com o atualíssimo fio de luz. O jogo de cores com as almofadas é divertido e promove uma atmosfera única em beleza e conforto.

Na parede, fofos elefantes estampados, um dos hits da temporada no design de quartos de bebê. O projeto priorizou o uso de diversos nichos, também coloridos, para a colocação de livros e brinquedos. Uma lousa branca, com moldura no sempre alegre amarelo, é uma ótima escolha para quarto de crianças. O visual completo é de babar!

projetos de quarto montessoriano

 

Designer Andrea Bento

O pequeno Gabriel, de 3 anos, filho do empresário Guilherme Guimarães e enteado da atriz e cantora Roberta Rodrigues ganhou um quarto montessoriano novinho. O projeto lúdico e divertido é da designer Andrea Bento. A cama casinha da Grão de Gente é um dos destaques da decoração, que tem a estampa chevron no enxoval. Almofadas de diversos tamanhos, nos formatos de nuvem, estrela e casinha, completam a ambientação confortável. Os monstrinhos também fizeram sucesso com o menino.

A cama ganhou ainda o toque especial do moderno varal de bandeirinhas. Como a proposta do quarto é voltada para o desenvolvimento do menino, com muitas brincadeiras, o ambiente tem poucas peças. Além da cama, Andrea priorizou o guarda-roupa, prateleiras na altura de Gabriel e nichos decorativos. A cabana listrada, com o confortável futon, também complementa a decoração, que tem um contraste interessante com a parede cheia de estrelas. No chão, um tapete estampado moderno, com cruzes suíças azul marinho.

projetos de quarto montessoriano

projetos de quarto montessoriano

 

Arquiteta Renata Gaia

Outra mamãe famosa que escolheu o  método montessori foi a cantora Negra Li, que presenteou a pequena Sofia de 7 anos com um quarto montessoriano decorado de forma lúdica e feminina. O projeto é da arquiteta Renata Gaia, que trabalhou uma cartela de cores suaves, priorizando o rosa. A cama casinha está no centro do espaço e ganhou um enxoval moderno, nos tons cinza e rosa, com fofas almofadas em formato de nuvem. O fio de luz, que decora a cama, é uma das tendências mais atuais na decoração dos quartos infantis. Nichos decorativos, prateleiras para os livros e um cantinho de estudos completam a ambientação. Um dos destaques do quarto é o espelho com barra, perfeito para a menina treinar balé e também funcional para a ampliação do espaço.

projetos de quarto montessoriano

projetos de quarto montessoriano

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Como montar um quarto montessoriano? Um guia completo

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.