HomeDecoraçãoQuarto montessoriano: um guia completo para a decoração
quarto montessoriano

Quarto montessoriano: um guia completo para a decoração

O quarto montessoriano é inspirado no método de ensino de Maria Montessori, que já tem mais de 100 anos. Mas, na decoração, a tendência ainda é uma novidade e desperta muitas dúvidas entre as mamães modernas que desejam adotar o estilo no quarto do bebê.

Pensando nisso, preparamos um guia completo do quarto montessoriano com dicas de como montar, os cuidados com a segurança e também muitas inspirações para a decoração do espaço, quesito que conquistou as mamães brasileiras já que o quarto montessoriano esbanja charme e estilo.

Mas, primeiro, você sabe qual é o objetivo do quarto montessoriano?

A proposta do quarto montessoriano é estimular o desenvolvimento da autonomia e da independência da criança, caracterizada pela disposição diferenciada de mobiliário e brinquedos: os elementos são posicionados na altura da criança e ao seu alcance, de forma lúdica e segura.

Como montar o quarto montessoriano?

Para montar o quarto montessoriano, você deve adaptar a proposta na escolha e disposição do mobiliário. O estilo é caracterizado principalmente pela cama baixa, quase no chão. Para facilitar, enumeramos os principais elementos do quarto de bebê montessoriano:

  • Sem berço: O quarto montessoriano não tem berço tradicional. A composição pede uma cama baixa, quase no chão. Um modelo que faz muito sucesso é a cama casinha, que tem um formato lúdico e ainda permite que a criança entre e saia sozinha do espaço, proporcionando a autonomia que o método propõe.
  • Barra de apoio: Outro acessório interessante do quarto montessoriano é a barra de apoio, que deve ser fixada na parede em uma altura onde o bebê consiga se apoiar, ganhando assim confiança e firmeza para ficar em pé e aos poucos dar seus primeiros passos.
  • Tapete: Também invista em um tapete confortável, para deixar o quarto de bebê mais quentinho e aconchegante. Ele também é importante para amortecer possíveis quedas. Também é funcional caso o bebê role da cama, durante a noite.
  • Nichos e prateleiras: O uso de nichos e prateleiras é funcional para qualquer estilo de quarto de bebê, incluindo o montessoriano. Mas nele, o ideal é que eles sejam instalados em uma alta baixa, a 70 cm do chão.
  • Espelho: Enquanto o bebê for pequeno, o espelho pode ficar na horizontal. Quando ele começar a engatinhar ou já estiver andando, é interessante posicioná-lo na vertical.
  • Mini brinquedoteca: Você pode montar com uma mesinha e uma cadeira de tamanho infantil, acomodando livros e outros acessórios para desenhar em prateleiras ou nichos na parede.
  • Brinquedos montessorianos: Sabe aqueles brinquedos de madeira ou de pano, comuns em consultórios de pediatria? Invista nesses modelos para a ambientação do cantinho de brincadeiras do quarto montessoriano.
  • Decoração: Vamos falar mais de decoração ainda na matéria, mas invista em um ambiente colorido e lúdico, com formas e texturas diferentes. Abuse de quadrinhos, adesivos, almofadas, bonecas de pano e bichos de pelúcia. Estimule o desenvolvimento sensorial da criança.
quarto montessoriano

Quarto de bebê montessoriano: estilo propõe decoração do ponto de vista da criança, para estimular sua autonomia e independência

 

Segurança em 1º lugar

Se animou para montar um quarto montessoriano? Mas atenção: Não basta colocar o colchão no chão” As mamães que escolheram o método montessori para a decoração do quarto do bebê precisam ter atenção especial com a segurança. É fundamental fazer as modificações necessárias para a criança desenvolver sua liberdade e independências, mas com total segurança.

 

Como deixar o quarto montessoriano mais seguro?

  • Tomadas: elas são um dos principais pontos de cuidado da casa normalmente e merece total atenção no quarto montessoriano seguro. É essencial tapar todas as tomadas da casa com protetores próprios.
  • Os objetos de decoração do quarto montessoriano seguro não devem oferecer nenhum risco para a criança. Isso significa que acessórios de vidro, pontiagudos ou cortantes estão proibidos. Também tenha cuidado com objetos que possam cair facilmente sobre a criança.
  • No caso de objetos suspensos ou fixos na parede, certifique-se que estão bem presos e não oferecem risco de queda.
  • Os móveis não devem ter quina aparente ou acabamentos em vidro. Se necessário, use protetores de quina em silicone.
  • O tapete deve ser antiderrapante e o ideal é que seja antialérgico.
  • Se houver aparelhos eletrônicos no quarto, proteja os fios e não deixe-os aparente. Se necessário, contrate uma consultoria especializada para isso.
  • O espelho deve ser muito bem fixado à parede, e não apenas pendurado. Faça um teste: um adulto não deve conseguir retirá-lo com facilidade.
  • Nichos e prateleiras também devem ser bem parafusados à parede.
  • Para proteger a criança de rolar para o chão durante a noite, invista em um kit montessoriano, que vem com protetores para o colchão.
quarto montessoriano

Segurança deve ser levada em primeiro lugar na decoração do quarto montessoriano. Pais devem ter atenção em tomadas e objetos que possam causar acidentes

Decoração do quarto montessoriano

Agora que você já sabe como montar um quarto de bebê montessoriano de forma prática e segura, vamos falar da etapa mais gostosa? A decoração!

Como o estilo está fazendo sucesso no Brasil, temos muitas possibilidades para uma decoração lúdica e divertida, a começar pelo versátil kit montessoriano.

Ele tem a mesma proposta do tradicional kit berço, mas com o formato ideal para a cama casinha ou para quem adotou o colchão no chão também. O conjunto vem com quatro protetores rolinho, para evitar que o bebê role para fora do colchão durante a noite.

Além disso, os melhores modelos também vêm com almofadas lúdicas e o varal decorativo, que pode ser de bandeirinhas ou outro elemento que combine com o tema da decoração. Um jogo de lençol e edredom também completam o kit montessoriano.

quarto montessoriano

Kit montessoriano tem protetores em formato de rolinho, edredom, jogo de lençol e almofadas lúdicas.

 

Mix de tendências na decoração do quarto de bebê montessoriano

Para deixar a decoração moderna e funcional, acompanhando o crescimento do pequeno, nossa dica é apostar em estampas modernas no enxoval montessoriano. O chevron e o poá são clássicos da moda que invadiram o quarto de bebê, trazendo ainda mais versatilidade para o enxoval.

Outra tendência em alta é a padronagem geométrica, que deixa qualquer composição mais moderna. Os formatos lúdicos – como nuvens e estrelinhas – também fazem sucesso e podem ser combinados a outros temas do universo infantil com facilidade.

quarto montessoriano

Mix de estampas faz sucesso na decoração do quarto montessoriano. Na foto, o moderno chevron com o poá. Estampa de bolinhas traz leveza ao ambiente.

Acessórios para o quarto de bebê montessoriano

E nenhuma decoração está completa sem os acessórios, não é mesmo? Assim como no quarto de bebê tradicional, o estilo montessoriano também pode ganhar mais charme e estilo com alguns acessórios que estão em alta no segmento:

  • Cabana ou tenda: são perfeitas para deixar a hora da brincadeira ainda mais lúdica e divertida.
  • Varal decorativo: de bandeirinhas, bolinhas, corações, nuvens, estrelas… As possibilidades são infinitas com este prático acessório, que pode ser usado na cama casinha, na cabana ou até na parede.
  • Fio de luz: assim como o varal decorativo, ele pode ser utilizado de várias formas no quarto montessoriano. Experimente apoiá-lo em nichos na parede, para uma composição mais moderna.
  • Almofadas e bonecas de pano: elas trazem ainda mais aconchego e fofura para o quarto de bebê. E são uma forma de você incluir um tema na decoração do quarto, sem precisar adaptar o enxoval.
  • Puffs: vão ajudar o bebê a se apoiar e são ótimas para o quarto montessoriano, pois trazem fofura e dão um toque vintage na decoração.
  • Móbile: nem só de berço vive um móbile, sabia? Você pode pendurar o acessório na cama casinha ou deixá-lo com função decorativa, em qualquer outro cantinho do quarto.
  • Adesivos de parede: explore a versatilidade dos adesivos no quarto montessoriano. Além de terem ótimo custo-benefício, são fáceis de aplicar.
  • Cabideiro: uma ideia legal do quarto montessoriano é deixar algumas peças de roupa da criança em exposição, até para estimular que os pequenos escolham as peças que desejam vestir. Para isso, invista em cabideiros de madeira. Outra dica são os lúdicos formatos de árvore, que você pode decorar com flâmulas.
  • Escada estante: outra tendência em alta. Você pode apoiar os livros do pequeno.
  • Cestos organizadores: para manter os brinquedos em ordem e ao alcance dos pequenos, invista em cestos organizadores.
quarto montessoriano

Cabana pode ser adaptada a qualquer estilo de quarto, inclusive temáticos. Na foto, ambientação com o tema Raposa.

quarto montessoriano

Tenda dossel: acessório preso ao teto é uma tendência em alta na decoração

quarto montessoriano

Decoração da cama casinha com varal decorativo de coração. Ao invés de pendurado, cordão foi enrolado no móvel.

quarto montessoriano

Exemplo de ambientação com fio de luz: acessório trouxe ainda mais charme para a estante escada

quarto montessoriano

Cabideiro árvore: esbanje criatividade com a decoração. Pendure flâmulas, bandeirinhas ou roupinhas do bebê

quarto montessoriano

Cabideiro montessoriano para deixar algumas peças da criança ao seu alcance no quarto

quarto montessoriano

Varal de bandeirinhas combina com a cama casinha, mas pode ser explorando em qualquer outro cantinho do quarto do bebê.

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Fofura no ar: quarto de bebê com nuvens

Quarto de menino: 5 temas para a decoração

Kit Berço Teddy Marinho: o enxoval favorito das mamães de meninos

Quarto de bebê marinheiro: ideias para a decoração náutica

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.