HomeBebêsA importância dos rituais de sono do bebê
rituais de sono do bebê

A importância dos rituais de sono do bebê

Se você é mãe com certeza já ouviu falar dos rituais de sono do bebê. Eles são importantes para estabelecer uma rotina consistente e relaxar os pequenos para a hora de dormir. E os especialistas são unânimes: as crianças se sentem seguras quando sabem o que vai acontecer. O ritual do sono consiste em realizar todos os dias, nos mesmos horários, a mesma rotina para dormir. As atividades que vão fazer parte desta rotina variam de acordo com a vontade da família. Pode ser um banho, seguido da troca, uma história ou canção de ninar. As brincadeiras devem ser sempre tranquilas.

Para falar um pouco sobre a importância dos rituais de sono do bebê, conversamos com as consultoras de sono Daniela Arai e Michele Melão, da  Maternity Coach, empresa especializada em sono infantil. “A partir dos três meses de idade, os pais já podem iniciar os rituais de sono do bebê. São rotinas para iniciar o dia, para as sonecas e para o sono noturno. Antes disso, as crianças não seguem um padrão e fica difícil manter horários mais aproximados”, explicou Daniela.

rituais de sono do bebê

Rituais de sono do bebê: como aplicar?

O primeiro ritual é o da manhã, para sinalizar o início das atividades do dia. Normalmente é o mais fácil de ser aplicado, pois normalmente consiste nas atividades já habituais, como clarear o quarto, trocar a fralda e amamentar. O ritual para as sonecas devem ser curtos, com no máximo 15 minutos de duração. Já os rituais do sono noturno são mais longos. “Os pais podem dar um banho no final da tarde para sinalizar que o dia acabou e a noite vai iniciar. O banho ajuda a relaxar e essa rotina no final da tarde pode ser feita desde que o bebê é recém nascido e mantido no restante das faixas etárias, fazendo parte do ritual de sono noturno”, disse Michele.

As sonecas são muito importantes e os pais não devem negligenciá-las. “São essenciais para o descanso, liberação de hormônios importantes (crescimento e fortalecimento do sistema imunológico) e para o desenvolvimento cognitivo da criança. Com relação ao tempo de duração, ela é considerada boa quando o bebê faz pelo menos um ciclo inteiro de sono, que tem a duração de 40 a 50 minutos Não é recomendado deixar que elas passem de 2 horas, para não atrapalhar o sono da noite”, aconselhou Daniela, que lembra que alimentos como chocolate, refrigerante e frituras atrapalham muito o descanso. Também é bom evitar aqueles que fermentam e causam gases. “Alimentos com triptofano (aminoácido encontrado em frutas como banana e abacate) ajudam na produção de melatonina, conhecido como o hormônio do sono”. ´

Além dos alimentos que prejudicam o sono, há hábitos perpetuados pela própria família que podem atrapalhar a rotina da noite do bebê. “Agitar demais a criança no final da tarde, não ter um horário definido para iniciar o dia e deixar que o bebê pule as sonecas são terríveis para o sono da noite”, explicou a consultora de sono.

rituais de sono do bebê

Dormir a noite inteira

O bebê já pode dormir a noite toda se está com seu desenvolvimento adequado, com a alimentação sólida consolidada e já ter sido liberada pelo pediatra das mamadas noturnas. Normalmente isso acontece a partir dos 6 meses, mas varia de criança para criança. Os rituais podem ajudar muito a esticar as horas de sono, já que a criança sabe que vai dormir e acaba relaxando. “ Mas o que possibilita que a criança volte a dormir sozinha nos despertares da madrugada é sua habilidade para se auto confortar e está relacionado a como ela dorme no inicio da noite. Se a criança dorme sendo ninada, por exemplo, quando despertar de madrugada precisará das mesmas condições para conseguir dormir novamente. O ambiente de sono que ela tem quando vai dormir tem que ser o mesmo de quando ela despertar”, finalizou Michele.

Vale lembrar que, no primeiro ano de idade, a criança deve dormir no mínimo 12 e no máximo 16 horas por dia (incluindo o sono da noite e as sonecas). Crianças que sofrem de privação de sono podem ter seu desenvolvimento físico, motor e cognitivo comprometidos. Dificuldade na aprendizagem, na concentração, memória, aumento da ansiedade e do risco de obesidade infantil são apenas alguns dos problemas relacionados ao sono insuficiente.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

11 atividades para bebês que você precisa aprender

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.