Tipos de berço: conheça 10 modelos
O berço é um dos primeiros itens que os papais costumam comprar para o quarto do bebê. Apesar de ser uma peça fundamental, a escolha do modelo desperta muitas dúvidas. Já demos dicas aqui de como escolher o berço ideal, levando em conta a segurança e o espaço do quarto do bebê. Mas você conhece todos os tipos de berço?
É importante conhecer a variedade de modelos e sua indicação, para definir o berço que se encaixa melhor na rotina de cada família.
Conheça os 10 tipos de berço mais comuns:
1 – Berço Americano
O berço americano é um dos mais populares entre as mamães brasileiras. Sua principal vantagem é o tamanho padronizado, que é usado como referência para a confecção da maioria dos kits berço e jogos de lençol produzidos no país. Sua medida interna é de 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura.
Apesar do tamanho padrão, o berço americano é muito versátil no estilo. Você encontra berços americanos clássicos, modernos, provençais e até coloridos. Boa parte dos modelos vem com suporte para mosquiteiro e rodinhas para facilitar na rotina com o bebê.
2 – Berço com cômoda acoplada
Se você tem pouco espaço no quarto do bebê, o berço com cômoda acoplada é um dos tipos de berço indicados para a sua família. Existem diversos modelos que seguem essa proposta: com gaveteiro, com prateleiras ou suporte para trocador. A medida interna do berço geralmente segue o padrão do berço americano.
3 – Berço Multifuncional com cama auxiliar
O berço multifuncional é uma versão ainda melhor do anterior. Além da cômoda acoplada, ele também traz a cama auxiliar embutida. São ótimos para quem quer ter a cama babá no quarto do bebê, mas não tem espaço.
A peça vem sendo escolhida inclusive pelas famosas. A atriz Juliana Alves foi uma que se encantou com o modelo e adotou para o quarto da sua primeira filha. Veja aqui a decoração do quarto da Yolanda.
4 – Berço mini cama 3 em 1
As mamães que buscam alongar a vida útil do berço têm a opção de escolher um modelo 3 em 1. Sua principal vantagem é o custo-benefício! O berço vem com grades removíveis, que transformam o móvel em sofá ou mini cama.
Kit berço: comprar ou não?
5 – Berço Acoplado
Se você pretende manter o bebê bem pertinho de você nos primeiros meses, o berço acoplado é uma ótima forma de praticar a cama compartilhada com segurança. Ele se acopla à cama dos pais, facilitando a rotina das mamadas durante a madrugadas.
O único porém é que a vida útil deste estilo de berço é reduzida. Conforme o bebê crescer, a família vai ter que comprar um berço adequado para o soninho do pequeno.
6 – Mini berço
Para quem tem pouco espaço e deseja um berço confortável, que possa ser levado para qualquer cômodo da casa, o mini berço é uma ótima escolha. São modelos compactos e que vêm com rodinhas, que facilitam bastante o deslocamento do móvel. A desvantagem é a sua curta vida útil, pois o mini berço é menor que um berço americano, por exemplo.
7 – Berço desmontável
O berço desmontável é ideal para as famílias que viajam bastante ou até para aquelas visitas frequentes à cada da vovó. Com ele, o bebê terá sempre um lugar confortável para dormir. Alguns pais também usam a opção para colocar no quarto do casal.
Poltrona de amamentação: precisa ter?
8 – Moisés
O moisés é um dos tipos de berço mais antigos. Nossas avós, assim como suas mães, já colocavam os bebês para dormir nos lindos cestos que, inclusive, também eram utilizados para transportar o bebê pela casa e em passeios.
Apesar de serem incrivelmente charmosos, os moisés têm vida útil curta. Normalmente são usados apenas por recém-nascidos até no máximo 3 meses.
9 – Berço Suspenso
O berço suspenso é uma escolha estilosa e moderna para o quarto do bebê. Ele é instalado no teto ou pode ser apoiado em um tripé. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de balançar o bebê, ajudando o pequeno a dormir com tranquilidade.
Na CASACOR SP 2017, o berço suspenso chamou a atenção no quarto do bebê. Confira aqui a entrevista exclusiva do Ficar Grávida com a artesã que fez a peça!
10 – Caminha montessoriana
Finalizamos nossa seleção com tipos de berço com a caminha montessoriana. Sabemos que não é propriamente um berço, mas o estilo conquistou as mamães mais modernas, que vêm substituindo o berço tradicional pela cama montessoriana.
O modelo mais visto é a cama casinha, que traz o formato lúdico e propício para o desenvolvimento dos pequenos. Além de dar aquele toque especial à decoração!
Sua principal vantagem é o custo benefício: a cama casinha montessoriana acompanha o crescimento do bebê até a primeira infância.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
15 mitos e verdades da gravidez
Quarto de gêmeos sobrinhos da atriz Cris Vianna têm decoração neutra