HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarViajar na gravidez: Dicas e cuidados em cada trimestre
viajar na gravidez

Viajar na gravidez: Dicas e cuidados em cada trimestre

Todo mundo merece uns dias para curtir e relaxar, não é mesmo? E com as futuras mamães não poderia ser diferente! Viajar na gravidez pode ser uma delícia, mas é preciso tomar alguns cuidados básicos para não comprometer a saúde da mãe e do bebê. O Ficar Grávida preparou um guia de acordo com cada trimestre para você viajar na gravidez com segurança.

viajar na gravidez

O mais importante é sempre lembrar de usar o cinto de segurança — seja no carro, avião ou no ônibus! Certifique-se de encaixar a parte de baixo do cinto abaixo de sua barriga e deixá-lo bem colocado na região pélvica. Quer saber mais sobre o assunto? Vamos conferir!

Viajar na gravidez: Um guia de cuidados por trimestre

1º trimestre (1ª – 13ª semana)

Se você está no primeiro trimestre, é preciso ficar atenta apenas em casos de complicações, como sangramentos, diabetes, pressão alta ou, ainda, caso a gestante tenha histórico de partos prematuros. Nesses casos, a sugestão é conversar com o médico responsável pelo seu pré-natal e certificar se existem riscos ao realizar o trajeto, por menor que seja.

Exames essenciais no 1º trimestre da gravidez

É preciso lembrar também que qualquer batida pode causar um aborto, já que esse é um período bem sensível. Outros fatores de empecilho são os enjoos, azias e vômitos, mais recorrentes nessa fase. Nessa situação, o melhor a se fazer é não ficar em jejum e apostar nos alimentos secos, como bolachas de água e sal e torradas integrais.

Ah! Não se esqueça de levar bastante água para se hidratar durante a viagem e outros lanchinhos leves, como frutas e iogurte natural.

2º trimestre (14º – 27º semana)

Esse é o período mais indicado para viajar na gravidez, já que os enjoos estão mais fracos e as chances de aborto espontâneo também diminuem. Nessa fase, o cinto de segurança já deve começar a dar um leve incômodo na barriga. Mas há solução!

viajar na gravidez

Veja o que a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) recomenda em todos os tipos de viagem:

  • Use o cinto de segurança na forma de três pontos. O outro tipo mais comum é o sub-abdominal, encontrado em ônibus, avião e no banco traseiro de alguns automóveis.
  • A faixa diagonal, chamada de superior ou pélvica, deve passar no meio do ombro, depois entre os seios e ficar lateralmente ao abdômen, nunca sobre ele. E mais: nunca coloque a faixa superior debaixo do braço ou da axila.
  • A fita subabdominal – ou inferior – deve ser encaixada no quadril, abaixo da barriga, na região superior das coxas.
  • Não se sente sobre a faixa inferior com a intenção de usar apenas a superior.
  • Em veículos com airbag, afaste o banco o máximo possível do painel.
  • Atenção, mamãe! Nunca use a parte de baixo do cinto por cima da barriga, porque, no caso de um acidente, o impacto de uma desaceleração repentina pode afetar a placenta e até causar um descolamento.

Conheça os exames do segundo trimestre de gravidez

3º trimestre (28ª – 40ª semana)

Se você já está na reta final e vai viajar na gravidez, é hora de redobrar os cuidados pois existe o risco — mesmo que mínimo em algumas gestantes — de ter um parto prematuro.

viajar na gravidez

Fique atenta: a partir da trigésima sexta semana de gestação, algumas companhias aéreas autorizam o embarque da gestante apenas acompanhada de seu médico. Caso o acompanhamento não seja preciso, um atestado médico pode ser suficiente, mas você corre o risco de ser impedida de embarcar.

Exames do terceiro trimestre de gestação

Para um voo mais confortável!

Vai viajar na gravidez de avião? Existem alguns macetes que podem tornar a viagem da gestante mais confortável. Confira algumas dicas do FG para manter o bem-estar durante o voo:

  • Reserve um assento no meio do avião e perto da asa — esse é o local onde há maior estabilidade durante o voo!
  • Poltronas no corredor também são ótimas escolhas, já que a localização facilita as idas e vindas ao banheiro.
  • Faça pequenas caminhadas dentro do avião, de hora em hora. Isso vai evitar o incômodo inchaço nos pés e pernas, bem como as cãibras.
  • Antes do embarque, evite bebidas com ação diurética, como café, chá e refrigerantes.
  • O mesmo serve para alimentos que causam gases porque em altitudes elevadas os incômodos tendem a ser maior do que o normal.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Repelente para gestante: veja qual usar

10 coisas que você não deve dizer para uma grávida

Baby Brain: estudo comprova que gravidez afeta cérebro da mulher

10 motivos para amar estar grávida

Gravidez no verão: veja dicas para amenizar o calor

Benefícios do sexo na gravidez

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.