HomeGravidezDicas, beleza e bem-estar10 coisas que você não deve dizer para uma grávida
coisas que você não deve dizer para uma grávida

10 coisas que você não deve dizer para uma grávida

É natural: as grávidas se tornam o centro das atenções em casa, no trabalho e até na rua. As gestantes já se acostumaram a ser alvo dos mais diversos comentários, inclusive de estranhos. Mas é preciso bom senso! Se você tem uma amiga ou familiar que está esperando um bebê, lembre-se que há coisas que você não deve dizer para uma grávida.

Quais são as coisas que você não deve dizer para uma grávida?

1 – Tem certeza de que não são gêmeos? Você está enorme!

É difícil entender por que as pessoas acham normal falar do peso do outro, mesmo se essa pessoa estiver grávida. E, convenhamos, dificilmente o médico (e as dezenas de exames) não notaria se fossem gêmeos certo? Então, guarde sua opinião sobre o ganho de peso da grávida e apenas dê os parabéns pelo bebê.

coisas que você não deve dizer para uma grávida

 

2 – Nossa, cadê a barriga? Você continua tão magra!

Esta também é uma das coisas que você não deve dizer para uma grávida. Muitas pessoas pessoas acreditam que é um elogio mas, para a gestante, pode soar como uma crítica ao seu papel como mãe. Pense nas inúmeras inseguranças que podem surgir a partir de um comentário assim: Será que o bebê não está crescendo de forma saudável? Será que há algo errado? Ela acha que eu não sou uma boa mãe? Evite qualquer comentário a respeito do tamanho da barriga ou do ganho de peso.

 

3 – Você está muito nervosa. Devem ser os hormônios…

Uma das frases campeãs de reclamações entre as gestantes! Além de ser um comentário arrogante e machista, é preciso lembrar que nem sempre as pessoas se irritam em função dos hormônios. Mulheres grávidas tem preocupações como todos e não gostam de ser rotuladas porque estão esperando um bebê.

 

4 – Você pode comer isso?

A alimentação é um assunto bastante polêmico na gravidez. Basta a barriga aparecer e até estranhos se sentem no direito de aconselhar a gestante sobre o que ela pode ou não comer. Isso não é legal! Se você tiver intimidade com a grávida, pode perguntar se o médico deu alguma recomendação especial para a sua alimentação, mas deixe o assunto fluir apenas como uma curiosidade.

 

5 – Vai continuar trabalhando depois que o bebê nascer? Ouvi que as creches…

Sério, parem com isso! Primeiro: a decisão de voltar ao trabalho ou não é muito pessoal e nem sempre a gestante quer discutir isso com outra pessoa além do pai da criança. Pense que ela pode estar desconfortável com a situação. A maioria das novas mamães precisa voltar a trabalhar e sofrem bastante com isso. Segundo: comentários negativos sobre crianças que ficam em creches, ou algo do tipo, são coisas que você não deve dizer para uma grávida. São extremamente prejudiciais para a saúde emocional da gestante. Deixe que a mulher toque no assunto e ofereça apoio, nunca opiniões e julgamentos.

 

6 – Aproveita para dormir agora…

Precisa continuar? Com certeza você já deve ter ouvido muito isso ou até falado. Não é exatamente um comentário que chegue a desrespeitar a gestante, mas é realmente desnecessário. Antes de tudo, não é um conselho válido. O sono não é algo que podemos acumular para usufruir depois. E bebês são diferentes. Alguns dormem a noite toda. Então essa afirmação é, antes de tudo, um clichê.

coisas que você não deve dizer para uma grávida

 

7 – Tem certeza que é menino? Pela barriga, parece que é menina…

Outro comentário que as grávidas não aguentam mais ouvir. Acredite quando uma gestante informar o sexo do bebê: provavelmente ela tem certeza. E muitos casais podem se irritar com esse tipo de comentário, simplesmente porque não acreditam em crenças populares.

 

8 – Está preparada para o parto? Soube de uma moça que perdeu o bebê…

O parto é sempre pauta de conversas com gestantes. E não há mal nenhum nisso, mas não é hora (nunca é) de contar histórias tristes. Se a grávida está fazendo um acompanhamento de pré-natal, ela está se informando com seu médico sobre tudo o que precisa saber para o parto. Então, não contribua para aumentar a sua ansiedade, muito menos gerando pânico com relatos de parto complicados.

 

9 – Já está comprando o enxoval? E se não “vingar”?

Um troféu para o campeão do comentário sem-noção! É muita indelicadeza falar algo assim para uma gestante. Mesmo que ela esteja com pouco tempo de gravidez, acredite: ela já ama intensamente esse bebê. E esse amor cresce a cada dia. Não é justificável falar esse tipo de coisa.

 

10 – Você vai fazer o que com o gato/cachorro?

Infelizmente, há pessoas que realmente acreditam que os animais de estimação são prejudiciais para os bebês. E, pior, compartilham essa falta de informação (e bom senso) por aí. Primeiro: não faça isso! Segundo: o convívio com pets é saudável para a criança. Então, inclua qualquer comentário do tipo na lista de coisas que você não deve dizer para uma grávida.

coisas que você não deve dizer para uma grávida

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Pilates na gravidez: conheça os benefícios

Conheça os exames de pré-natal

Ensaio gestante na praia: ideias para te inspirar

Descolamento de placenta: entenda o problema

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • passei por esse nervoso com “sogro e cunhada ” minha pressão subiu estava de 7 meses fiz uma cesariana de risco tive hemorragia senti tudo e vi tudo foi horrível sou da cidade matao fui para ribeirão preto minha filha nasceu 05/04/2017 e faleceu dia 16/04/2017 tudo isso por causa de nervoso

    27 de dezembro de 2017