HomeGravidezAlimentação12 nutrientes essenciais para a gestante
nutrientes essenciais durante a gravidez

12 nutrientes essenciais para a gestante

Para ter uma gestação saudável e o bebê se desenvolver da maneira ideal, é essencial que a alimentação da gestante seja saudável e balanceada. Por isso, é muito importante prestar atenção na qualidade dos nutrientes consumidos durante as refeições.

Nesse período, a grávida não deve nem pensar em fazer dietas restritivas ou querer perder peso. Também não adianta a futura mamãe estar com o ganho de peso dentro do recomendado, mas ter uma alimentação pobre, sem os nutrientes fundamentais para a saúde dela e do bebê.

A gestante precisa se alimentar bem, mas não pode confundir a boa alimentação com comer tudo o que vê pela frente. Mais uma vez, é bom frisar que a alimentação deve ser balanceada. Para ajudar você, fiz uma lista com os nutrientes mais recomendados por nutricionistas durante a gestação.

 

nutrientes essenciais durante a gravidez

 

Confira a lista com os 12 nutrientes essenciais para a gestante:

 

Ácido fólico (ou vitamina B9): Muitos médicos dizem que ingerir ácido fólico durante a gestação é imprescindível. O ácido fólico é uma vitamina essencial para o desenvolvimento do bebê. Ela é uma vitamina do complexo B e é naturalmente encontrada em alimentos com espinafre, fígado, brócolis, frutas cítricas, feijão e etc. Mesmo sendo encontrada nesses alimentos, muitos médicos indicam a ingestão de ácido fólico em comprimidos.

 

Ferro:  Previne anemias e é essencial na produção de hemoglobina – proteína responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. O ferro é encontrado em alimentos como frango, peixe, carne, gema de ovo, beterraba, agrião e etc.

 

Vitamina C: Encontrada em frutas cítricas, a vitamina C promove o aumento da absorção do Ferro e age na produção do colágeno. Além disso, aumenta a imunidade da gestante e previne o surgimento de infecções. A vitamina C é encontrada no morango, limão, acerola, laranja, abacaxi e etc.

 

Magnésio: Ajuda na prevenção da pré-eclâmpsia e hipertensão gestacional. O magnésio também é o responsável por relaxar a musculatura do útero, das artérias uterinas e reduz o aparecimento de câimbras. Esse nutriente está presente no abacate, espinafre, grão de bico, couve.

 

Vitamina B6: A família do complexo B inclui vitaminas importantes como B1, B2, B3, B6, B12 e o ácido fólico. A B6, em especial, ajuda a formar novos glóbulos vermelhos e auxilia no desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê. Encontrada em vegetais, grãos integrais, carne, peixe e leite.

 

Cálcio: é essencial que a gestante consuma esse nutriente durante a gravidez.  O mineral é importante na formação óssea do bebê e reposição do cálcio materno. Além do leite, outros alimentos como vegetais verde-escuras, gergelim, algas, feijão, mariscos, ovos, nozes também possuem altos teores de cálcio.

 

Carboidratos: eles fornecem energia para o organismo e reduzem a sensação de indisposição. Poe serem absorvidos mais lentamente, os carboidratos complexos são os mais indicados durante a gestação– eles são encontrados nos pães e cereais integrais.

 

Fósforo e Vitamina D:  Junto com o cálcio, O fósforo ajuda na formação dos ossos e dos dentes. A vitamina D ajuda a aumentar a imunidade materna e é fundamental para a absorção do cálcio e para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê. Tomar banho de sol, por 15 minutos e sem protetor, é fundamental para sintetizar a vitamina D.  Sugestão de alimentos: leite enriquecido, fígado, carnes magras e etc.

 

Proteínas: São essenciais para garantir o crescimento e o desenvolvimento do bebê. Elas são as responsáveis por construir, manter e renovar os tecidos da mãe e do bebê. As proteínas também são fontes de ferro, vitaminas do complexo B e fósforo. Carne vermelha, peixe, frango leite e derivados, feijão, leguminosas e etc.

 

Vitamina A: Auxilia o desenvolvimento das células, coração, aparelho circulatório e digestivo do bebê. Você encontra em óleos de peixe, gema de ovo, vegetais amarelos, vermelhos e verde-escuros.

 

Ômega 3: é crucial na formação da visão, da circulação e do sistema nervoso. Encontrado em peixes e sementes de linhaça, castanhas, chia e óleos vegetais, como o de soja, de canola e o azeite.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.