15 mitos e verdades da gravidez
A gravidez é um processo natural na vida da mulher desde sempre, mas ainda desperta dúvidas, sendo cercada de muitas crenças e desinformação. Pensando nisso, resolvemos desvendar 15 mitos e verdades da gravidez!

Mitos e verdades da gravidez: selecionamos os 15 mais famosos
Confira os maiores mitos e verdades da gravidez
1 – Formato da barriga revela sexo do bebê
Mito. Não existe nenhuma influência do sexo do bebê no formato da barriga. Ainda hoje, muita gente acredita que se a barriga estiver pontuda é menino e que o formato mais arrendondado é menina.
Quando dá para descobrir o sexo do bebê?
2 – Grávida com azia = bebê cabeludo
Mito. A azia não tem nada a ver com a quantidade de cabelo do bebê. São as altas taxas de progesterona que causam o incômodo e dá para aliviar com medidas naturais. Veja aqui!

Mitos e verdades da gravidez: bebê cabelo e azia na gravidez não têm relação
3 – Uma vez cesariana, sempre cesariana.
Meio mito, meio verdade. Mulheres que tiveram um parto cesariana muito recentemente – principalmente antes de 1 ano – têm riscos se tentarem um parto normal, pois a cicatriz do último parto pode não estar completamente cicatrizada e o útero pode sofrer uma ruptura.
Mas é possível sim ter um segundo parto normal, após uma cesariana. Tudo vai depender da saúde da mulher, idade e histórico médico (como a presença de doenças como hipertensão e diabetes gestacional).
4 – Mulher grávida tem que comer por dois
Mito. A gestante deve manter uma alimentação balanceada e evitar exageros, para não extrapolar no ganho de peso.

Mitos e verdades da gravidez: muito cuidado com o “comer por dois!
5 – Grávida não pode “passar vontade” senão a criança nasce com algum sinal
Mito. É uma superstição, apesar das vontades alimentares repentinas realmente existirem. Segundo estudos, a súbita vontade de comer algum tipo de alimento pode ser reflexo de uma carência nutritiva. Mas não causa nenhum reflexo físico no bebê.
6 – Tomar cerveja preta é bom para aumentar a produção de leite.
Mito. Mulheres grávidas e que estão amamentando não devem ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica. O único líquido capaz de aumentar a produção de leite é a água.
Os riscos do álcool na gravidez

Mitos e verdades da gravidez: nenhum tipo de cerveja é recomendado para grávidas e lactantes
7 – Grávidas sentem mais calor
Verdade. O metabolismo da gestante é mais acelerado, por isso ela transpira mais e também sente mais calor.
8 – Gestante não pode praticar exercícios físicos
Mito. As gestantes devem sim manter uma rotina adequada de exercícios físicos. Mas é preciso passar por uma criteriosa avaliação médica e não exagerar no impacto da atividade. Caminhadas, pilates, yoga, natação e hidroginástica são muito recomendadas nesta fase.
Exercícios físicos na gravidez: atenção aos sinais de perigo
9 – Grávida não pode comer pimenta
Mito. Muita gente acredita que a pimenta é abortiva e pode prejudicar seriamente o bebê. Mas não é verdade. Ela pode ser consumida pelas gestantes com moderação, já que em excesso prejudica a digestão.
10 – Comer chocolate antes da ultrassonografia ajuda a ver o sexo do bebê
Mito. Não há evidências que o consumo de chocolate favorece a visualização do sexo do bebê. O que acontece é que alimentos doces podem fazer com que o bebê se movimente mais, mas em alguns caso isso pode até dificultar que o médico visualize se é um menino ou uma menina.
E vale lembrar: cuidado com o consumo excessivo de doces na gestação. Confira aqui dicas para amenizar a vontade!

Mitos e verdades da gravidez: não é recomendado exagerar nos doces, muito menos no chocolate para o ultrassom.
11 – A penetração durante o sexo pode machucar o bebê.
Mito. O bebê está totalmente protegido dentro do útero, portanto a mamãe pode manter relações sexuais sem medo de machucar o bebê.
Lembrando que essa é a situação de gestações saudáveis, sem risco de parto prematuro, quando normalmente o sexo é contraindicado.
12 – Grávida não pode pegar sol senão a pele mancha
Verdade. As gestantes tem predisposição para ficarem com a pele manchada após a exposição ao sol. Isso acontece por causa das alterações hormonais. O uso diário de um ótimo protetor solar é fundamental.
13 – Não dá para engravidar durante a amamentação
Mito. Após o resguardo, a mulher deve consultar o seu ginecologista e iniciar um método contraceptivo se não quiser engravidar novamente. A “proteção” conferida pela amamentação acontece apenas nos três primeiros meses – se o bebê estiver em aleitamento materno exclusivo – e não é garantida.
14 – Barriga grande, bebê grande. Barriga pequena, bebê pequeno
Mito. O tamanho da barriga da gestante é influenciado por diversos fatores, não só pelo tamanho ou quantidade de bebês. O tamanho da placenta e o líquido amniótico também fazem diferença.
15 – Grávida não pode ter contato com gatos
Mito. Infelizmente muitos casais são aconselhados a doarem seus gatos quando a mulher engravida. Mas a única recomendação dos médicos é que a gestante não troque a caixa de areia de seu animal, por conta da possibilidade de adquirir toxoplasmose.
Entenda o que é a Toxoplasmose e como evitar

Mitos e verdades da gravidez: grávidas podem SIM conviver com gatos
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Pilates na gravidez: conheça os benefícios
Conheça os exames de pré-natal