HomeGravidezAlimentaçãoConfira 5 alimentos proibidos para gestantes!
alimentos proibidos para gestantes

Confira 5 alimentos proibidos para gestantes!

Os cuidados na gravidez envolvem praticamente um pouco de tudo, mas uma das principais preocupações é em relação ao que a grávida consome. São apenas nove meses para evitar certos tipos de alimentos, favorecendo o crescimento e o desenvolvimento do seu bebê, além de também garantir uma gestação mais tranquila e saudável. Nosso post de hoje vai listar 5 alimentos proibidos para gestantes para tirar do seu cardápio e garantir a tranquilidade. Confira! 😉

alimentos proibidos para gestantes

É muito importante ficar atento aos alimentos consumidos durante a gravidez, para garantir uma gestação saudável.

 

5 alimentos proibidos para gestantes

 

Cafeína

Um cafezinho até que é gostoso, mas durante a gravidez evite o consumo não apenas do café, mas de tudo o que contém cafeína, como chá verde e refrigerante de cola. Além dele ser um dos responsáveis pela azia, alguns estudos comprovam que ele também está associado ao baixo peso do bebê ao nascer. Se você não conseguir excluir, o ideal é diminuir seu consumo e evitar tomar de estômago vazio, pois aumenta a produção de suco gástrico, piorando a azia. A OMS (Organização Mundial de Saúde), recomenda apenas 300g por dia, ou seja, dois expressos ou três xícaras de café coado.

 

Adoçantes

Ainda é muito controversa a recomendação em relação ao consumo de adoçantes na gravidez, mas como a sacarina e o ciclamato podem prejudicar o bebê, o ideal é excluir o consumo de adoçantes do seu cardápio. Troque por sucos naturais e água, eles são muito mais saudáveis e beneficiam o bebê. Caso não seja possível, fique de olho nos rótulos das embalagens e prefira a estévia, a sucralose e o acessulfame.

 

Bebidas Alcóolicas

Na lista dos alimentos proibidos para gestantes, o álcool é é um dos principais! Vários estudos comprovam que sua ingestão pode causar problemas graves de desenvolvimento no bebê, como cardiopatias, malformação e outros! Temos um post inteirinho falando sobre os malefícios do álcool na gestação, confira aqui.

 

Canela

Apesar de ser benéfica à saúde, deve ser evitada pelas gestantes, pois causa contrações uterinas e constrição sanguínea, levando ao aborto. Estudos da Universidade de Edimburgo publicados no American Journal of Epidemiology, comprovam que a ingestão de canela na gravidez permite que os hormônios do estresse passem da mãe para o filho atrapalhando o desenvolvimento cerebral do bebê, e gerando problemas comportamentais como hiperatividade, déficit de atenção e comportamento agressivo, além de afetar, também, o QI da criança.

 

Carnes cruas ou mal passadas

Tanto carnes bovinas, quanto os peixes, devem ser consumidos cozidos, nunca cru. O risco das carnes apresentarem o parasita que causa toxoplasmose, uma doença assintomática para a mãe, mas muito perigosa para o bebê, causando danos cerebrais e até cegueira, confira mais sobre a doença aqui. Apesar dele não ser encontrado no peixe, o risco de contaminação cruzada por meio da manipulação do alimento não deve ser descartada, afinal de contas, todo cuidado é pouco, não é mesmo?!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Conheça os chás proibidos para gestantes

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • Adorei tudo!principalmente a parte de que a Pimenta não é proibida durante a gravidez…

    3 de outubro de 2017