HomeGravidezDicas, beleza e bem-estar5 dicas para enfrentar o puerpério
Mulher no puerpério. Dicas para enfrentar o puerpério

5 dicas para enfrentar o puerpério

O puerpério é um momento muito delicado do pós-parto. É nesse período que o corpo da mulher começa a retornar ao que era antes da gestação de forma gradativa. Durante o puerpério, a mulher sofre uma série de alterações hormonais e fica com o psicológico alterado. Por isso, é essencial que a mulher conte com o apoio e a ajuda do marido, dos familiares e dos amigos durante essa fase. Nesse post, você conferirá dicas para enfrentar o puerpério de uma forma tranquila.

Letícia Silva, que é enfermeira obstetra e colaboradora do Alô Mamãe, conta que o puerpério tem início logo após a expulsão total da placenta e dura em torno de seis a oito semanas ou até a completa recuperação das alterações gestacionais e o retorno dos ciclos menstruais normais, em mulheres que não amamentam. Além disso, é importante ressaltar que essa fase também é importante para estreitar a ligação entre a mãe e o filho.

 

Mulher no puerpério. Dicas para enfrentar o puerpério

 

De acordo com a enfermeira obstetra, “este é um momento delicado para mulher, pois, ao mesmo tempo que ela deve lidar com alterações tão significativas do seu corpo, como o desconforto ou dor da recuperação pós-parto, a alteração do peso e das curvas anatômicas e as alterações nas mamas pela produção de leite, a mãe se vê descobrindo essa fase tão mágica e de realização plena, que é a maternidade!”.

Com tantas alterações e descobertas, é normal a mulher ficar mais tristinha, estressada e, até mesmo, sentir insegurança. É importante saber que esse é um momento transitório e, sim, é possível passar por ele de uma forma tranquila.

Para ajudar você, Letícia Silva preparou algumas dicas de como driblar o puerpério e ficar bem durante esse período tão delicado.

 

5 dicas para enfrentar o puerpério da melhor maneira possível e voltar à rotina o quanto antes:

 

  • Assim que o seu médico liberar, inicie uma atividade física
  • Reserve uma horinha por semana para cuidar de você
  • Retome suas atividades gradativamente, principalmente as que não interferem a amamentação
  • Lembre-se do seu casamento, você e seu marido precisam se manter próximos e com intimidade. Um jantar à luz de velas, um filme na TV juntinhos…
  • Mas para você ter disposição para tudo isso, é importante aprender a descansar quando seu filho estiver dormindo
Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.