HomeGravidez7 coisas que a mulher sente antes do trabalho de parto
trabalho de parto

7 coisas que a mulher sente antes do trabalho de parto

O início do trabalho de parto é uma das etapas mais aguardadas na reta final da gravidez. Afinal, a ansiedade para conhecer e segurar o bebê no colo é muito grande, tornando a espera quase que interminável.

Mas é preciso calma e confiança para curtir o barrigão mais um pouquinho e aproveitar as sensações incríveis dos pródromos. São os sintomas que antecedem o trabalho de parto e indicam que o nascimento do bebê está cada vez mais próximo.

Quanto tempo duram os pródromos?

Não há uma regra. Há mulheres que passam pelos pródromos por poucas horas, enquanto outras sentem os sintomas por dias. A gestante consegue seguir com a sua rotina, falar, andar e comer, até o início da fase latente do trabalho de parto, com contrações fortes.

Quer saber mais sobre as fases do trabalho de parto? Clique aqui e confira!

trabalho de parto

7 coisas que você vai sentir antes do trabalho de parto

Apesar do trabalho de parto ser influenciado por diversas questões de caráter físico e emocional, que mudam de mulher para mulher, algumas sensações dos pródromos acontecem com a maioria das gestantes. Veja o que pode acontecer:

1 – Bebê encaixando

“Nossa, sua barriga baixou… o bebê está encaixado!”. É natural que a gestante se sinta “examinada” por todos em sua volta, que avaliam se a barriga já baixou ou não. Esse é um sinal claro que o bebê está mudando sua posição para o parto.

Com a cabeça virada para baixo, ele começa a se encaixar nos ossos pélvicos do corpo da mãe. Muitas mulheres sentem esse momento, com uma forte pressão na pelve. Junto com ele, podem vir uma forte azia, diarreia e dores na lombar.

2 – Menos chutes

Com o crescimento do bebê e menos espaço na barriga, os chutes tendem a diminuir no final da gravidez. E esse sintoma fica ainda mais acentuado antes do início do trabalho de parto, quando o bebê encaixa. Mas é importante lembrar que ele não para de se mexer e sim mantém movimentos mais suaves.

trabalho de parto

3 – Saída do tampão mucoso

Outro sintoma que o trabalho de parto está muito próximo é a saída do tampão mucoso. A secreção gelatinosa e abundante, que pode ter sangue, aponta a abertura do colo de útero.

4 – Vontade de fazer cocô

Como o canal vaginal é bem próximo do canal do ânus, a descida do bebê pode fazer com o que a gestante tenha muita vontade de fazer cocô. Esse é sintoma relatado, inclusive, durante o parto, na hora de fazer força. É natural e não representa nenhum risco para a saúde do bebê.

5 – Contrações irregulares

As contrações são os sintomas mais evidentes de que o trabalho de parto está começando. Mas, o que muita gente não sabe, é que há gestantes que sentem elas por dias, em intervalos irregulares. A barriga fica dura, sem dor na maioria das vezes. Com o avanço dos pródromos, elas vão ficando mais intensas, doloridas e ritmadas.

trabalho de parto

6 – Dor nas costas

Você pode sentir dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual. Uma dica simples para aliviar o desconforto é tomar um banho morno e manter-se em movimento.  Andar, agachar e até dançar ajudam a tornar o trabalho de parto ativo.

7 – Rompimento da bolsa

Este é o sintoma mais conhecido do trabalho de parto, mas nem sempre significa que o nascimento do bebê está perto, certo mamães? Apenas 10% das grávidas têm a ruptura antes do parto.  Na maioria das vezes, ela se rompe durante. De forma geral, depois que a bolsa se rompe, o parto ocorre, no máximo, em 48 horas. Veja o que fazer quando a bolsa estourar! 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais

Ultrassom na gravidez: quando fazer

Golden hour: o que é a “hora dourada” do parto?

Cólica na gravidez é normal? Como aliviar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário