HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarAbstinência sexual na gravidez: Quando é escolha? E necessidade?
abstinência sexual na gravidez

Abstinência sexual na gravidez: Quando é escolha? E necessidade?

A abstinência sexual na gravidez ainda é tratada como um tabu entre mulheres, muitas vezes porque fazem essa escolha por vontade própria e outras por recomendação médica.

A segunda alternativa é bastante comum, inclusive entre as famosas, como foi o caso da apresentadora Sabrina Sato. Após um susto no primeiro trimestre de gestação da sua primeira filha com Duda Nagle, quando ficou internada por causa de um descolamento ovular, ela revelou que o médico recomendou abstinência sexual.

abstinência sexual na gravidez

Quando a abstinência sexual é necessária na gravidez?

Além do problema sofrido pela apresentadora Sabrina Sato, a relação sexual pode não ser segura para gestantes em situações como:

– Placenta prévia;
– Descolamento de placenta;
– Ameaça de parto prematuro;
– Sangramento vaginal intenso no início da gestação;
– Insuficiência de colo uterino;
– Colo uterino dilatado;
– Perda de líquido amniótico;
– Infecção vaginal;
– Diagnóstico de DST´s;

abstinência sexual na gravidez

Escolha pela abstinência sexual na gravidez

Mas também há casos de mulheres que não se sentem confortáveis com relações sexuais nesse período, por diversos motivos, e escolhem a abstinência sexual na gravidez.

A youtuber Priscila Simões, por exemplo, fez essa escolha durante os primeiros meses, porque se sentiu insegura e com medo de perder o bebê.

Essa questão emocional é uma das principais razões de casais optarem por não terem relações sexuais durante a gravidez.

Além disso, o início da gestação é marcada por um turbilhão de mudanças hormonais, com alta na progesterona, o que diminui a libido. Muitas mulheres sofrem ainda com cólicas e náuseas, o que deixa o desejo sexual em segundo plano. E tudo isso é normal!

No final da gestação, com a barriga grande, o cansaço e o incômodo em achar posições confortáveis, o sexo também pode se tornar um desafio, especialmente se o casal estiver tenso com a proximidade do parto.

A youtuber Pri Simões também falou sobre essa fase. Ela contou sobre a sua experiência em um vídeo para um canal no YouTube. Confira:

E quando é o homem que não quer?

Outra situação é quando a vida sexual do casal esfria por uma iniciativa do homem, que não se sente confortável com o contato íntimo nesta fase.

Muitas vezes o afastamento acontece por falta de comunicação. O homem vê a tensão dos primeiros meses, com indisposição, sono, enjoos e acredita que não deve “tentar” nada até que a mulher tome a iniciativa. Do lado da mulher, ela sente que o parceiro perdeu o interesse e o casal segue pela gravidez sem a intimidade.

Essa situação pode ser facilmente resolvida com uma conversa franca, onde ambos possam expressar seus sentimentos. Muitas vezes, até o obstetra responsável pelo pré-natal pode ajudar, explicando para o casal as situações que o sexo é contraindicado e que, se não houver impedimento, ele pode trazer muitos benefícios para a gestante.

Também é preciso considerar a pressão emocional que o homem está sentindo, especialmente quando é o primeiro filho. Muitos sentem medo de não dar conta do recado e até de machucar o bebê (isso é um mito!), assim como a mulher tem de sofrer um aborto. E, claro, tudo isso afeta o desejo sexual.

abstinência sexual na gravidez

Cumplicidade entre o casal

Mas, o que importa, é que com ou sem abstinência sexual na gravidez, o casal deve lutar para manter a sua cumplicidade. Conversar, prezar pelos momentos a dois, trocar beijos, abraços e carícias. Lembre-se que a relação sexual não é a única forma de intimidade.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Sexo pós-parto: tire as principais dúvidas

Exercícios na gravidez: 1º trimestre exige cuidados

Benefícios do sexo na gravidez

Vida sexual no pós-parto: Como lidar com a falta de libido?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário