HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarAcupuntura na gravidez traz diversos benefícios
acupuntura na gravidez

Acupuntura na gravidez traz diversos benefícios

É cada vez maior a procura por técnicas naturais e alternativas para o alívio de incômodos comuns durante a gestação, para complementar o pré-natal. A acupuntura, por exemplo, famosa técnica da medicina tradicional chinesa é uma delas. Os pontos estimulados pelas agulhas podem ajudar a gestante a aliviar dores e tratar diversos problemas de saúde. Mas você conhece todos os benefícios da acupuntura na gravidez?

Importante! Antes de falarmos sobre os benefícios da acupuntura na gravidez, lembramos que as sessões devem ser realizadas por profissional capacitado e especializado em gestantes. O obstetra responsável pelo pré-natal também deve ser consultado.  

acupuntura na gravidez

Benefícios da acupuntura na gravidez

Durante a gestação, a acupuntura é ótima para tratar desde enjoos, náuseas, inchaço, alterações no sono, dores, funcionamento do intestino e até oscilações emocionais.

Ela também pode ser eficaz em problemas de saúde que não têm relação direta com a gravidez, como rinites, gripes e alergias em geral, ajudando a mulher a enfrentar essas doenças sem a ação dos medicamentos que são, em sua maioria, restritos durante a gestação.

O tratamento não precisa ser contínuo. Se a acupuntura ajudar a recompor o bem estar da gestante com alguma dor específica, poucas sessões são suficientes. O ideal é que a gestante converse com o acupunturista sobre todos os pontos que a incomodam.

acupuntura na gravidez

Acupuntura ajuda no parto normal?

Sim! A acupuntura na gravidez é extremamente benéfica para ajudar as gestantes na evolução do trabalho de parto, atuando na dilatação e estimulando as contrações. Gestantes que chegaram à 40ª semana sem sinal do trabalho de parto podem contar com a técnica chinesa para acelerar o amadurecimento do colo do útero e induzir as contrações.

Cuidados até a 37ª semana!

E é justamente pela sua eficácia no estímulo das contrações que a acupuntura na gravidez precisa de cautela extra até a 37ª semana. As gestantes que buscam alívio em dores e incômodos antes deste período precisam ter cuidado com pontos que estimulem o útero. Entre os riscos, aborto espontâneo e parto prematuro. Então, lembre-se do nosso aviso do início da matéria: acupuntura na gravidez somente com profissionais capacitados no atendimento à gestantes.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Grávida pode tomar vacina da gripe?

Insônia na gravidez é normal? Veja dicas para dormir melhor!

Gravidez saudável: alimentos que aumentam a imunidade

Repelente para gestante: veja qual usar

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.