HomeGravidezAlimentaçãoAlimentação durante a gravidez
grávida alimentação saudável

Alimentação durante a gravidez

A alimentação balanceada durante a gravidez é super importante para as mamães e, claro, para os bebês. No período da gestação a mamãe deve oferecer todos os nutrientes necessários para o bebê. É essencial que a gestante tenha uma alimentação bem equilibrada, variada, colorida, ingira frutas, verduras, legumes e etc.

Para falar sobre o assunto, convidamos a nutricionista Tatiana Pimentel. Ela dará algumas dicas sobre o tema e alertará sobre o que pode e o que não pode comer. É importante ressaltar que cada grávida tem as suas particularidades. Por isso, o ideal é que a gestante tenha um acompanhamento profissional e siga uma dieta individualizada, que garante a quantidade ideal de nutrientes para ela e para o bebê.

Mitos e verdades

Segundo Tatiana, não é recomendado que a gestante ingira canela, chás quentes e termogênicos, alimentos industrializados, dietéticos, ricos em aspartame. Além disso, é bom evitar alimentos pobres em nutrientes, como fritura e refrigerante.

“Carne malpassada nem pensar!”, alerta Tatiana. Também é bom evitar o consumo de verdura e legumes crus em lugares que você não conhece.

Em relação ao consumo de comida japonesa – peixe cru, a nutricionista aconselha que você consulte o seu ginecologista e, se necessário, faça alguns exames. Há ginecologistas que liberam o consumo e outros não. Lembrando que o que faz mal é o peixe cru, um temaki de salmão grelhado, por exemplo, está liberado.

A Tatiana não recomenda nenhum tipo de chá. “Eles podem ter algum efeito abortivo, por isso, não recomendo”, conta a nutricionista.

Aspartame também deve ser riscado do cardápio das gestantes. “O adoçante permitido para as grávidas é a base de sucralose e stévia e, de qualquer forma, em pouca quantidade”, complementa Tatiana.

Se consumido com equilíbrio, o consumo de chocolate está liberado durante a gestação – exceto para as grávidas que estão acima do peso. “Dica: opte pelo chocolate 70% cacau e evite o chocolate branco”.

De olho no inchaço!

Sim, a alimentação saudável pode ajudar a amenizar o inchaço nas pernas durante a gestação. “Evite alimentos ricos em sódio, industrializados e cuidado com o excesso de sal na comida”. Não tem problema colocar um pouco de sal na hora de cozinhar alimentos, mas evite colocar sal na salada. A ingestão de sucos diuréticos pode auxiliar a desinchar, experimente sucos com pepino e couve.

Enjoos

Está perdendo peso no início da gestação? Não precisa ficar assustada! O enjoo e a perda de peso no começo da gravidez são normais. O ideal é ingerir frutas cítricas, alimentos sólidos, como por exemplo uma torrada pelo café da manhã. Durante a fase de enjoos, a grávida precisa ter paciência para aguardar ela passar. Dica: os alimentos cítricos costumam aliviar as sensações incômodas causadas pelo enjoo.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.