HomeGravidezAlimentaçãoDieta na gravidez pode prejudicar desenvolvimento do bebê
dieta na gravidez

Dieta na gravidez pode prejudicar desenvolvimento do bebê

Junto com o resultado do positivo, o apetite extra chega e acende o alerta de muitas mamães para o ganho de peso. A preocupação é compreensível, mas é importante lembrar que os quilos a mais fazem parte da gestação e que fazer dieta na gravidez pode ser tão prejudicial para o bebê quanto para você!

dieta na gravidez

Ganho de peso ideal na gestação

Fazer uma dieta na gravidez com restrição de calorias pode resultar em carência de ferro, ácido fólico e outras vitaminas e sais minerais importantes. Para garantir uma gestação saudável e o bom desenvolvimento do bebê, a futura mamãe precisa seguir uma dieta balanceada, sem exageros e priorizando alimentos naturais e integrais.

Vitaminas na gravidez: saiba quais são as essenciais

Alimentação equilibrada

Para um ganho de peso saudável, a gestante pode praticar exercícios físicos – com indicação médica e acompanhamento de um educador físico – e manter uma rotina de alimentação equilibrada. O ideal é limitar a quantidade de guloseimas e investir em uma oferta variada de alimentos, priorizando proteínas magras, carboidratos integrais, cereais, leguminosas, frutas, verduras e legumes.

Grávida vegetariana pode (sim) ter uma gestação saudável

Veja dicas valiosas para estar com a saúde em dia na gravidez:

  • Alimente-se da maneira mais natural e inclua cereais integrais, frutas e verduras orgânicas, carnes magras, peixes e ovos, gorduras boas como azeite de oliva, óleo de abacate, castanhas e oleaginosas, em sua alimentação.
  • Coma frutas e verduras diariamente. Dê preferência aos alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos e pesticidas.
  • Ovos caipiras são mais nutritivos e auxiliam o desenvolvimento cognitivo do seu bebê!
  • Não deixe de consumir alimentos ricos em ômega 3, como sardinha, atum, sementes de abóbora, girassol e chia. O ômega 3 é uma gordura essencial para o desenvolvimento cerebral do seu bebê.
  • Não se esqueça de beber bastante água! Invista em água pura, água aromatizada ou água de coco. A hidratação auxilia a gestante a ter uma excreção adequada e evita quadros de constipação.

dieta na gravidez

Dieta na gravidez: Nada de comer por dois!

Ah, sabe aquele ditado que grávida precisa comer por dois? Esqueça! Nos primeiros meses de gravidez, a maioria das mulheres nem precisa comer mais do que já comia. A dieta na gravidez não precisa ser redobrada, mas sim equilibrada. Coma com qualidade, não por quantidade.

Beber água na gravidez é fundamental para a saúde do bebê

Apenas nos dois últimos trimestres da gestação que é aconselhável comer de 200 a 300 calorias a mais. Mas isso não muda tanta coisa, já que 250 calorias equivalem a um sanduíche de pão integral com queijo branco.

15 mitos e verdades da gravidez

De olho no inchaço!

Você sabia que uma alimentação saudável pode ajudar a amenizar o inchaço nas pernas durante a gestação? Para isso, é importante evitar alimentos ricos em sódio, industrializados e ter cuidado com o excesso de sal na comida. Outra dica é a ingestão de sucos diuréticos para auxiliar a desinchar, como os que tem pepino e couve como ingrediente. Aproveite e confira aqui nossas dicas para lidar com o edema na gravidez.

dieta na gravidez

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais

Confira 5 alimentos proibidos para gestantes!

Tomar cerveja NÃO aumenta a produção de leite e FAZ MAL para o bebê

Gravidez saudável: alimentos que aumentam a imunidade

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário