HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarAlterações de humor na gravidez: Por que acontecem?
alterações de humor na gravidez

Alterações de humor na gravidez: Por que acontecem?

As súbitas alterações de humor na gravidez fazem parte da rotina da maioria das gestantes, que não entendem muito bem o que se passa neste período. Em uma hora se sentem ótimas e logo depois não conseguem parar de chorar. Por que será que isso acontece?

alterações de humor na gravidez

Entenda as alterações de humor na gravidez

E, claro, a culpa é dos hormônios! A ação da progesterona e do estrogênio agem como uma TPM – em proporções muito maiores – no corpo da futura mamãe.

Além disso, especialistas afirmam que a questão psicológica afeta cada mulher de uma forma diferente, fazendo com que as alterações de humor na gravidez sejam mais intensas ou amenas.

Afinal, haja mudança! De repente, a família cresce e muitas vezes não nos sentimos preparadas para isso. E, tudo bem!

Sintomas físicos

Outra questão são os sintomas físicos da gravidez, como azia, cansaço, enjoos, ganho de peso e a vontade constante de fazer xixi. É normal a gestante se mostrar irritada com essas mudanças.

Quando é normal sentir as alterações de humor na gravidez?

Esses altos e baixos aparecem já no primeiro trimestre, até que o corpo se adapte ao turbilhão hormonal. Outra fase conturbada neste sentido é o terceiro trimestre. Com a proximidade do parto, as alterações de humor também são mais frequentes.

alterações de humor na gravidez
Como lidar?

Aceitar que a gravidez é um período de mudanças e tentar manter calma são dicas válidas para lidar com esse processo. Para conseguir isso, leia bastante sobre o período, busque conversar com outras gestantes e mães e se resguarde de pessoas ou situações que lhe afetem negativamente.

Praticar exercícios físicos – autorizados pelo obstetra – e manter uma alimentação balanceada também ajudam na disposição física da gestante e, consequentemente, para o seu bem estar emocional.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Pressão baixa na gravidez: É normal? Há riscos?

Exercícios físicos na gravidez: atenção aos sinais de perigo

Pilates na gravidez: conheça os benefícios

Gases na gravidez: Quais são as causas? Como amenizar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.