5 dicas para lidar com a ansiedade pré-parto
Já ouviu falar que a gravidez dura oito meses e uma eternidade? Esse sentimento desperta uma grande ansiedade pré-parto na maioria das gestantes, que já estão cansadas do peso do barrigão e não veem a hora de pegar o bebê no colo.
Essa ansiedade é ainda maior para quem já se afastou do trabalho e está em casa, apenas à espera do grande dia. Com tudo pronto para a chegada do bebê, há quem comece a pensar em antecipar tudo, mas é preciso ter calma.
Não deixe a ansiedade pré-parto apressar o parto!
Apesar da possibilidade do bebê nascer a partir da 37ª semana, quando já não é considerado mais prematuro, lembramos que o ideal é aguardar o início do trabalho de forma natural. Esse prazo pode se estender até a 42ª semana.
Então, essa ansiedade pré-parto não é motivo para agendar uma cesárea eletiva. O parto normal traz diversos benefícios para a família e todos devem relaxar, aguardando o bebê dar o seu sinal que é hora de sair.
Mas como relaxar?
Preparamos algumas dicas para você lidar com a ansiedade pré-parto e curtir a reta final da gravidez:
1 – Faça um check-list final
As mamães que já estão em casa podem aproveitar esse tempinho extra – que logo vai ser escasso – para fazer um último check-list de todos os preparativos para a chegada do bebê.
É hora de agendar uma última faxina no quarto do bebê, verificar se não está faltando nenhum item da bolsa maternidade, organizar a cômoda, o guarda-roupa ou tarefas de casa em geral.
Vale adiantar refeições para congelar, comprar o que pode estar faltando para deixar a despensa abastecida e colocar tudo em ordem.
2 – Leia sobre amamentação
Apesar de parecer algo instintivo, um dos fatores que determinam o sucesso da amamentação é a informação.
Então, leia bastante sobre o assunto, incluindo pega correta, prevenção de empedramento e mastite, alimentação na amamentação, produção de leite materno, entre outros assuntos.
Aqui no Ficar Grávida, temos um menu exclusivo com todas as matérias sobre amamentação. Clique aqui e confira!
3 – Leia sobre parto, mas fuja de histórias tristes
Gestantes ansiosas devoram qualquer matéria quando o assunto é parto, mas fuja de histórias tristes e trágicas. É preciso ter calma e confiança que tudo vai dar certo com a sua hora, então não alimente sentimentos negativos que podem aumentar a sua ansiedade pré-parto.
4 – Mexa-se!
Seu corpo está prestes a viver a experiência mais incrível de todas e é ótimo cuidar de cada pedacinho dele. Mesmo em meio a uma pandemia, ioga, dança e alongamento são boas pedidas. Movimentações do ombro para trás, por exemplo, corrigem a postura e dão a sensação de alívio.
5 – Relaxe
E não é apenas força de expressão! Busque formas efetivas de relaxar, como meditação, escutar músicas que te acalmam, beber chás permitidos nesta fase da gravidez, ler um livro ou assistir muitos filmes.
Aposte no que te faz realmente feliz e curta esses momentos!
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
10 vantagens do parto normal para o bebê e a mamãe
Parto em pé: Entenda a técnica utilizada com a influencer Sammy Lee
7 coisas que a mulher sente antes do trabalho de parto