Baby Brain: estudo comprova que gravidez afeta cérebro da mulher
Muitas coisas mudam durante a gravidez. As alterações físicas são as mais perceptíveis, mas é natural que as gestantes se sintam “estranhas” do ponto de vista neurológico. Este fenômeno é conhecido como baby brain, quadro comprovado por uma pesquisa feita pela Universidade de Melbourne, na Austrália.
Você não está sozinha! Baby Brain afeta gestantes e causa esquecimentos
Os pesquisadores analisaram 20 estudos sobre o tema. Segundo os cientistas, quando comparadas a mulheres que não estão grávidas, as gestantes apresentam declínio cognitivo. Isso significa que, durante a gravidez, as mulheres ficam mais suscetíveis a esquecimentos e maior dificuldade para raciocinar.
A pesquisa concluiu ainda que o baby brain tem maior efeito durante o terceiro trimestre. De acordo com os pesquisadores, a gestação contribui para uma diminuição no volume de substância cinzenta no cérebro da mulher, tecido que carrega os neurônios e é fundamental em funções cerebrais importantes como coordenar impulsos, atividade muscular e processamento de informações.
Fique tranquila! Baby Brain é temporário!
Apesar de ser algo biológico, a boa notícia é que o baby brain é temporário! O cérebro humano é muito sensível a ação dos hormônios e as gestantes são impactadas ainda pela pressão da maternidade e as mudanças no metabolismo. Com o nascimento do bebê, a tendência é a baixa hormonal e a estabilização desses efeitos no cérebro ao longo dos meses.
Para encarar o baby brain de forma tranquila, as gestantes devem manter uma rotina de sono adequada, praticar atividades físicas, se alimentar de forma saudável e estimular diariamente o cérebro, com leitura, por exemplo.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
10 coisas que você não deve dizer para uma grávida
10 motivos para amar estar grávida