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beber água na gravidez

Beber água na gravidez é fundamental para a saúde do bebê

Você já sabe: a água é um elemento vital para manter a sua saúde em dia. Mas você sabia que é muito mais importante beber água na gravidez? As gestantes devem ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia.

E a recomendação não serve apenas para a hidratação da mulher. Beber água na gravidez é essencial para a formação do líquido amniótico e melhora na circulação sanguínea, essencial para manter a saúde da placenta e garantir o desenvolvimento saudável do bebê.

Além disso, beber água na gravidez ajuda a estabilizar a pressão arterial e elimina toxinas que aumentam o risco de contrair infecção urinária, condições perigosas para a gestante.

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Não gosto de beber água!

O consumo de água na gravidez só traz benefícios, mas é difícil para algumas mulheres conseguirem ingerir os dois litros recomendados. Nestes casos é importante diversificar a rotina alimentar, além de fazer um esforço para beber alguns copos de água por dia. Manter uma garrafinha na mesa do trabalho ajuda bastante.

Apesar da absorção da água – em sua forma natural – ser mais eficiente, as grávidas também podem introduzir alimentos ricos em água e sucos em sua rotina diária, para complementar o consumo.  

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Confira dicas para manter a hidratação na gravidez:

  • Invista em sucos naturais, livres de corantes e sem açúcar.
  • A água de coco também é uma ótima fonte de sais minerais e nutrientes, além de ajudar a atenuar possíveis náuseas e enjoos.
  • Beba bastante leite. Ele concentra 90% de água e é rico em proteínas e cálcio. Prefira o leite desnatado ou semidesnatado, que têm menos gordura que o integral.
  • Outra dica é consumir vitaminas ou smoothies gelados, que ajudam a hidratar nos dias mais quentes e são mais saborosos.
  • Sopas e caldos preparados com verduras, legumes e proteínas também ajudam a hidratar. Mas não vale abusar de cremes à base de queijo ou com excesso de batata e macarrão. São muito calóricos!

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Alimentos ricos em água:

  • Alface – 95%
  • Tomate – 94%
  • Melancia – 92%
  • Couve-flor – 92%
  • Melão – 90%
  • Abacaxi – 87%
  • Laranja – 87%
  • Goiaba – 86%
  • Maçã – 83%
  • Pera – 80%

 

Beber água na gravidez não significa ingerir líquidos durante as refeições

Muitas pessoas têm o hábito de ingerir água ou outros líquidos durante as refeições. As gestantes que têm dificuldade em manter o consumo de água também podem acabar cedendo a esta tentação, mas é importante evitar.

O consumo de água na gravidez deve ser fracionado nos intervalos entre as refeições. Com o aumento do útero e o estômago da mulher pressionado, beber água durante as refeições pode piorar a sensação de azia.

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No banheiro toda hora!

Outra questão é a frequência urinária, que realmente aumenta durante a gravidez. Muitas gestantes não tem sossego nem durante a madrugada e levantam muitas vezes para ir ao banheiro.

Mas resista e não beba menos água para diminuir a vontade de urinar. O útero pressiona mesmo os rins, fazendo com que a gestante vá mais ao banheiro. É muito importante manter a hidratação, principalmente no final da gravidez.

 

Evite!

Nem tudo que é líquido beneficia a hidratação:

  • Bebidas alcoólicas nem pensar!
  • Evite refrigerantes e bebidas com gás (inclusive água).
  • Chá e café devem ter o consumo restrito. No segundo caso, as gestantes devem consultar o médico pois há diversos tipos de chá prejudiciais na gravidez.

 

 

 

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